Crea-SP conquistou o selo bronze em boas práticas no "Combate à violência contra as Mulheres"

Divulgado em 15/04/2025 - 12:00 por portoferreirahoje*

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) conquistou o selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres (PR 1019), concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE). A autarquia se torna o primeiro conselho profissional do país e a segunda organização no Brasil a receber a certificação.

O reconhecimento atesta o compromisso do Crea-SP com a erradicação da violência contra as mulheres, demonstrando o alinhamento com as melhores práticas de prevenção. Para obter o selo, o conselho cumpriu diversos critérios, incluindo a assinatura de um Termo de Compromisso, a realização de ações educacionais sobre o tema e a divulgação de conteúdos de conscientização em seus canais de comunicação.

Entre as ações realizadas, destacam-se capacitações sobre respeito e ética no ambiente corporativo, palestras sobre assédio e a criação de materiais informativos, como a Cartilha de Orientação para combate aos assédios moral e sexual e à discriminação. O Crea-SP também disponibilizou um canal de denúncias anônimo.

A conquista do selo bronze coincide com a liderança inédita de duas mulheres no Crea-SP: a presidente Lígia Mackey e a vice-presidente Marilia Gregolin. O conselho tem atuado na promoção da equidade de gênero desde 2019, quando se tornou signatário do Pacto Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Crea-SP busca agora os demais selos (prata, ouro e platina), demonstrando seu compromisso contínuo com a promoção de um ambiente mais justo e igualitário. Instituições interessadas em obter a certificação podem acessar o formulário e o manual explicativo no site da ABNT.

Sobre o Crea-SP - Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

*Fonte: crea-sp@cdicom܂com܂br - Beatriz Soares – Thais Fernandes – Marianna Marimon –