Concurso cultural premia projetos que promovem acolhimento na educação

Divulgado em 18/03/2025 - 11:30 por portoferreirahoje*

O Instituto EP abre nesta quarta-feira, dia 19, as inscrições para o Concurso Cultural “Boas Práticas na Educação” que, neste ano, tem como tema “humanizar para se entender. O concurso tem como objetivo dar visibilidade e premiar projetos de educadores e escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II da rede pública que criem um ambiente acolhedor e humanizado, favorecendo o desenvolvimento pleno dos alunos e tornando a escola um espaço de crescimento genuíno.

O concurso integra a programação da 4ª edição do Fórum “Diálogos na Educação”, evento presencial com transmissão ao vivo que será realizado pelo Instituto EP no dia 22 de maio. O educador vencedor receberá um prêmio de R$ 6 mil, mesmo valor a ser entregue à escola onde o projeto é realizado. 

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente por meio do site www.dialogosnaeducacao.com.br/2025/regulamento/, seguindo as orientações de preenchimento do formulário de inscrição descritas no regulamento, entre às 6h do dia 19 de março até às 23h59 de 30 de abril de 2025. Podem se inscrever entre 1 e até 4 participantes para cada projeto, moradores da área de cobertura do Grupo EP do estado de São Paulo e Sul de Minas Gerai, detalhando os objetivos, número de alunos participantes e resultados alcançados.

Dentro do tema do concurso, o termo 'humanizar' se refere a resgatar a essência humana em tudo aquilo que se distancia dela. “Os projetos a serem inscritos têm como desafio reconhecer que, por trás de cada interação, processo e tecnologia, há pessoas com sentimentos, histórias e significados. As iniciativas devem reconhecer os alunos como pessoas dotadas de singularidade e valor, com capacidade para sentir, acolher e transformar”, explica Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.

Projetos aptos a participar do Concurso Cultural devem ter, no mínimo, 6 meses de realização antes do concurso. Além disso é necessário que apresentem resultados como: maior engajamento e interesse dos alunos pelo aprendizado, redução do estresse e da ansiedade por meio de um ambiente menos competitivo e mais compreensivo, fortalecimento da autoestima e autonomia dos alunos, melhoria nos relacionamentos interpessoais, prevenindo casos de bullying e exclusão, e fortalecimento do vínculo entre professores e alunos. 

O projeto vencedor será anunciado durante a 4ª Edição do Fórum Diálogos na Educação e divulgado em reportagem exibida na programação da EPTV. “O papel do Instituto EP e do Fórum é dar visibilidade a projetos que contribuem para o desenvolvimento humano no espaço escolar”, afirma Renata.

*Por Carol Silveira - carol@carolsilveira.com.brtarget="_blank">carol@carolsilveira.com.br>