MCTI lançou a chamada pública "Mais Ciência na Escola"; inscrições até 26/07

Divulgado em 08/07/2024 - 10:00 por portoferreirahoje*

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação (MEC), lançou a chamada pública "Mais Ciência na Escola". O programa tem como finalidade disseminar o letramento digital e a educação científica na Educação Básica, por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas.  

Além disso, o Mais Ciência na Escola tem como objetivo fortalecer a educação em tempo integral, promovendo a aprendizagem pela investigação e experimentação científica. A iniciativa pretende promover o desenvolvimento de competências e habilidades em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) entre estudantes e professores, com enfoque especial na inclusão e no uso pedagógico de tecnologias digitais. 

Para isso, serão selecionadas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) interessadas em implementar laboratórios maker nas escolas.  

O Mais Ciência na Escola destina um total de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) para a implantação de laboratórios maker. Os recursos máximos destinados a cada proposta serão definidos de acordo com o número de escolas públicas da Educação Básica participantes, sendo estabelecido o valor máximo de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por escola atendida. Esse valor será repassado ao proponente para a compra de equipamentos e execução das atividades planejadas.

Mais Ciência na Escola: como participar 

Para participar do Mais Ciência na Escola, a ICT deve submeter proposta com os seguintes critérios: 


  • Abrangência Estadual: as propostas devem ser estaduais e visar à implementação de redes do programa, preferencialmente com jornada de tempo integral. A prioridade é dada às escolas públicas municipais de Ensino Fundamental Anos Finais; 


  • Acesso à Internet: as escolas participantes devem ter acesso à rede de internet conforme o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Se não houver acesso, deve ser apresentado um plano de instalação como parte do projeto; 


  • Parcerias Necessárias: as propostas devem ter parcerias estabelecidas com secretaria(s) municipal(is), distrital e/ou estadual de educação. 

Ao participar do programa Mais Ciência na Escola, as ICTs colaboram diretamente com a Educação Básica, contribuindo para a formação das crianças e jovens, com foco nas necessidades atuais e futuras. Além disso, é a chance de fortalecer a relação com a comunidade e demonstrar o impacto positivo de suas pesquisas e inovações. 

Para garantir a participação, é importante estar atento às datas e prazos estabelecidos. Abaixo está o cronograma detalhado das etapas do processo: 


  • Data Limite para Submissão: 26/07/2024

  • Julgamento: Agosto/2024

  • Divulgação do Resultado Preliminar: Setembro/2024

  • Prazo para Interposição de Recurso: 10 dias após a divulgação do resultado preliminar

  • Divulgação Final das Propostas Aprovadas: Setembro/2024

Soluções Educacionais para laboratórios maker do Mais Ciência na Escola 

O Educacional está comprometido em apoiar as ICTs na submissão de suas propostas e na implementação dos laboratórios maker. Com soluções inovadoras como Inventura, LEGO® Education e BBC micro:bit, enriquecemos os ambientes de aprendizagem e fomentamos a curiosidade científica dos estudantes. Nossa equipe de especialistas está pronta para colaborar na elaboração dos planos de atividades e na escolha dos melhores recursos educacionais para as escolas. 

Conheça mais cada uma das soluções: 

Inventuraprograma completo de Educação 4.0 para que os alunos aprendam fazendo, combinando tecnologia e mão na massa. Composto por livros com atividades para os alunos, placa BBC micro:bit para programação, componentes eletrônicos, ambiente online e conteúdos para orientação ao professor. Todos os elementos são estruturados por metodologia inovadora, que tem como pilares a cultura maker, pensamento computacional, resolução de problemas, criatividade e inovação. O Inventura possibilita uma transformação nos espaços escolares, tornando o aprendizado mais prático e dinâmico; 

LEGO® Educationlinha do grupo LEGO®, famoso por seus blocos de construção que cativam crianças e adultos do mundo todo. Diferentemente dos conjuntos tradicionais, os kits da LEGO® Education possuem uma proposta pedagógica. As atividades com o LEGO® Education possibilitam que os alunos realizem trabalhos em equipe e desenvolvam cada vez mais a criatividade. Por meio de projetos de educação tecnológica e robótica educacional, os alunos compreendem melhor os conteúdos curriculares, desenvolvem a inteligência emocional e adquirem habilidades essenciais para o futuro.   

BBC micro:bitplaca programável criada especialmente para a educação. Introduz conceitos de programação e eletrônica de forma prática e envolvente para crianças e jovens. Não exige um conhecimento específico para iniciar atividades, sendo realizada de maneira compreensível até mesmo para aqueles que nunca programaram. Ao mesmo tempo, permite que ao conhecer gradativamente seus recursos, o usuário vislumbre inúmeras ideias e possibilidades de uso. A BBC micro:bit contempla diversos recursos embarcados como: matriz de LEDs, botões de interação, sensores de luz, temperatura, acelerômetro, magnetrômetro, comunicação Bluetooth e via rádio (com certificação ANATEL) e possibilidades de conexão de sensores, atuadores e motores externos.  

Para mais informações sobre as soluções do Educacional que podem ajudar a implementar laboratórios maker nas escolas da sua região, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

*Por Educacional  donotreply@wordpress.com>target="_blank">donotreply@wordpress.com>>