Manejo correto na apicultura resultará produção de 2.500 kg de mel em projeto socioambiental em MG

Divulgado em 18/03/2024 - 08:00 por portoferreirahoje*

A AXS Energia e a Integrapis uniram forças em um projeto pioneiro denominado "Abelhas: um ambiente amigável", que teve o projeto piloto na Unidade Fotovoltaica (UFV) Paulo Valias, situada em São Gonçalo do Sapucaí (MG). A empresa de energia limpa selecionou moradores locais para um curso de manejo de apicultura com o propósito de oferecer uma nova fonte de renda para a comunidade, favorecer a fertilidade do solo e garantindo uma produtividade no espaço que vai além dos painéis solares na captação de energia.

Entre os apicultores que participaram da primeira turma está José Luiz Miguel que é um dos responsáveis pelo manejo das 50 colmeias dispostas na Usina. “Eu sempre gostei de abelhas, acho o animal bonito, e tinha uma colmeia em casa. Descobri que a AXS Energia iria ministrar um curso de apicultura e me inscrevi. Hoje trabalho com as abelhas da Usina uma vez na semana. Vou cedo fazer a manutenção e cuidar das colmeias e tenho umas em casa também”, disse.

O ensinamento aprendido englobou a identificação da abelha-rainha de uma colmeia, uma concentração de zangões ou, ainda, a hora certa de manejar as caixas de abelha para uma boa produção de mel. “Antes eu não sabia que tinha horário para mexer na colmeia, eu ia lá e mexia. Agora com estudo eu sei que quando o sol está mais quente, lá pelas 13h da tarde, é o melhor horário. Quando a colmeia não está em temperatura ambiente e nós abrimos ela, podemos matar a colmeia. Isso só aprendi com o estudo oferecido pela AXS Energia.  Muita coisa a gente  não sabia e fazia  errado”, comenta o apicultor.

Em outubro as primeiras produções resultaram em 50 quilos de mel. O volume estimado para 2024 é de 2.500 quilos no ano.

Alysson Paolinelli, diretor de operação da AXS Energia, destaca o compromisso da empresa com a promoção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. "Queremos que nossas usinas sejam amigáveis à polinização, replicando os habitats das abelhas por meio da introdução de espécies nativas e flores silvestres. Isso impactará positivamente na produção agrícola e florestal, além de destacar a importância do desenvolvimento sustentável e da energia fotovoltaica."

Os números falam por si só. Em 2023, o Brasil produziu mais de 28 toneladas de mel, de acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL). Essa produção não apenas contribui para a economia, mas também destaca o valor econômico das abelhas na agricultura.

O compromisso da AXS Energia com a sustentabilidade se estende à utilização de painéis solares com menor brilho para reduzir a poluição luminosa, revestimento antirreflexo para evitar colisões e promover uma economia circular.

O sucesso do projeto na UFV Paulo Valias levou a AXS Energia a planejar sua expansão para mais duas usinas em Minas Gerais, nas cidades de Três Pontas e Três Corações. Todas as ações são realizadas em colaboração com a equipe da Integrapis, garantindo a harmonia entre a produção de energia fotovoltaica e a preservação das abelhas.

Sobre a AXS Energia

Integrante do Grupo Roca, que acumula mais de 40 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, opera nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, ofertando plano de assinatura de energia solar para pequenos comércios e residências, um modelo de negócio que possibilita que todos possam contribuir com um mundo mais sustentável por meio do uso de energias renováveis.

A energia produzida nas usinas fotovoltaicas é transformada em créditos junto aos distribuidores locais de energia elétrica, que por sua vez são revertidos em descontos tarifários aos usuários do serviço, sem que estes necessitem investir em seus próprios equipamentos ou arcar com taxas de adesão. Mais informações www.axsenergia.com.br