No Dia Mundial do Banheiro, BRK destaca avanços no saneamento em Porto Ferreira
Divulgado em 18/11/2023 - 06:00 por portoferreirahoje*
Neste domingo, dia 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Banheiro – data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003 para alertar sobre os problemas causados pela falta de acesso aos serviços de saneamento básico.
O objetivo é promover a discussão sobre o tema e estimular entidades civis e governamentais a pensarem em ações e soluções para garantir o acesso universal a esse serviço a todos os brasileiros.
A data é importante porque traz a reflexão sobre como a falta de saneamento básico pode interferir na saúde, na educação e no desenvolvimento econômico das regiões que não contam com este serviço universalizado ou em processo de universalização.
Os dados do IBGE de 2019 demonstram que no país são 1,6 milhão de residências sem acesso ao banheiro, ou seja, estima-se que mais de 5 milhões de pessoas sejam impactadas pelo problema.
Além disso, dados do Ranking do Saneamento 2023, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com GO Associados, demonstram que somente 51,2% do esgoto gerado no Brasil é tratado. Cerca de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto e quase 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água potável. Os indicadores são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021.
Em Porto Ferreira, a BRK é responsável pelos serviços de água e esgoto, e o cenário é bem diferente do encontrado nacionalmente. No final de outubro deste ano, a cidade entrou para o grupo seleto de municípios com o saneamento universalizado ao passar a tratar 100% de todo o esgoto gerado.
Esse marco foi possível graças às obras de ampliação da ETE Fazendinha, que modernizaram e aumentaram a capacidade média de tratamento da unidade de 88 litros por segundo para os atuais 133 litros por segundo. Para isso, foi necessário construir e colocar em operação o módulo 3 do sistema.
Além da construção do novo módulo de tratamento (que se junta aos outros dois já existentes), o aumento na capacidade exigiu a total reformulação do tratamento preliminar e a construção de duas novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE): Cristo e Lagoa Serena. Ambas também entraram em funcionamento no mês de outubro.
Do ponto de vista de água, 100% da cidade também é atendida com água tratada e de qualidade.
“O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove a conservação do meio ambiente, preservando os rios e mananciais dos municípios. Por isso, a BRK tem como seu propósito transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, destaca Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.
*Por Nathalia Vanderley Lopes - Comunicação Regional/SP