Nesta semana um "novo ciclone extratropical" poderá trazer muita chuva e ventania no Centro-Sul

Divulgado em 15/08/2022 - 09:00 por portoferreirahoje

Uma nova frente fria está prevista para esta semana. E, com ela, vem outro ciclone extratropical, que deve causar muita chuva e ventania, a exemplo do fenômeno que surgiu nesta semana. 

Ao longo desta semana, a chuva se espalha um pouco mais, alcançando Paraná, Santa Catarina, áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Quando chega o ciclone

O ciclone desta semana deve se formar na quarta-feira (17), posicionando-se no litoral da região Sul, na altura do Rio Grande do Sul. “Ele deve trazer ventania e muita chuva para o leste do estado e também de Santa Catarina“, informa a meteorologista. Há possibilidade de até 100 mm de chuva na faixa leste do Sul.

Queda de temperatura e geada

Após a chuva provocada pelo ciclone, vai entrar em cena perto do fim da próxima semana o ar de origem polar. E, com ele, a queda na temperatura.

De acordo com Desirée Brandt, os modelos meteorológicos mostram possibilidade de geada na região da Campanha Gaúcha – onde a temperatura mínima pode chegar a 2 °C – e na região entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, onde os termômetros podem marcar 1 °C.

Fonte: Canal Rural