Dia de combate à poluição: BRK destaca a importância dos serviços de saneamento

Divulgado em 12/08/2022 - 14:17 por portoferreirahoje

No dia 14 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente. Pode-se entender por poluição qualquer tipo de degradação das condições ambientais, ocasionando perda da qualidade de vida e saúde em decorrência de mudanças ambientais.

 

Um exemplo grave de poluição comum que enfrentamos é a poluição das águas. Em Porto Ferreira, a BRK desenvolve um intenso trabalho na operação do sistema público de esgoto, com uma série de ações que impactam na melhoria dos córregos e rios da cidade e contribuem com a preservação ambiental.

A concessionária opera diariamente mais de 322 quilômetros de redes de esgoto responsáveis por coletar todo o contingente gerado em imóveis residenciais, comerciais e até mesmo industriais da área urbana. E a cidade de Porto Ferreira conta com onze estações de bombeamento, chamadas de elevatórias, e três estações de tratamentos com alta eficiência.

Por dia, cerca de 6.800 mil litros de esgoto são tratados no município e deixam de ser lançados em rios e córregos. Atualmente, 96% da população é atendida com os serviços de coleta e 80% com tratamento de esgoto doméstico. Um avanço importante, que impacta diretamente nas condições dos córregos e cursos d´água da cidade contribuindo para que deixem de ser poluídos por esgoto com a prestação dos serviços de coleta e tratamento dos efluentes.

O trabalho de coleta, afastamento e tratamento de esgoto evita que cheguem aos corpos d'água substâncias que provocam alterações químicas, físicas e biológicas. Essa poluição é considerada grave, e é um dos motivos pelos quais muitos locais do planeta enfrentam crises de abastecimento de água e outros problemas de saúde pública.

“Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, além da proteção à água e saúde, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas”, destaca Alex Zampieri, responsável pela área de operações da BRK em Porto Ferreira.

Porém, apesar das conquistas dos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos. 

“Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado do óleo de cozinha podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, complementa Zampieri.