Censo 2022 tem início em Porto Ferreira com equipe de quase 50 recenseadores

Divulgado em 12/08/2022 - 18:30 por portoferreirahoje

Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) iniciaram a coleta domiciliar do Censo Demográfico de 2022 em Porto Ferreira. Primeiramente, o Censo é uma pesquisa que o IBGE realiza a cada 10 anos. A última pesquisa aconteceu em 2010. Com a pandemia da covid-19, houve um atraso e o Censo acontecerá agora, em 2022.

Sendo assim, o levantamento realiza uma coleta de dados a respeito da população brasileira e traça um perfil socioeconômico do país. Além de saber o tamanho da população brasileira, o Censo tem o objetivo de obter os dados sobre as características de cada morador.

Em Porto Ferreira são 49 recenseadores e 4 supervisores para visitar todos os domicílios. Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Os recenseadores estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

“O Censo é importante porque visa contar os habitantes do território nacional, identificar as características dos habitantes e revelar como vivem os brasileiros. Dessa forma, as informações coletadas são cruciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para realizar investimentos públicos e privados”, destacou o prefeito Rômulo Rippa.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira