Dengue: agentes do Controle de Vetores fazem 3ª avaliação de densidade larvária em Porto Ferreira

Divulgado em 01/07/2022 - 08:00 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa que a partir da última semana de junho até a primeira quinzena do mês de julho será realizada a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município. Nesta atividade são visitados 600 imóveis, distribuídos diversamente pelos bairros.

O objetivo deste trabalho é a quantificação do grau de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya, zika e febre amarela, por meio da coleta de larvas encontradas e que são enviadas para análise laboratorial.

Um dos importantes índices apurados na ADL é o índice predial (IP), que representa o percentual de imóveis com a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti. Nas etapas anteriores, que foram realizadas nos meses de janeiro e abril, foram verificados os percentuais de 9,72% e 6,53%, respectivamente. Esses números colocaram o município em estado de alerta, pois representam grande risco de epidemia no município.

Somente com o apoio de todos é possível conter a transmissão destas arboviroses em Porto Ferreira. Algumas dicas:

- Faça uma varredura em seu imóvel;

- Verifique caixas d’água, calhas, a bandeja da geladeira, bebedouros de animais, vasos e pratos de plantas, utensílios espalhados pelo quintal ou quaisquer outros recipientes que possam acumular água;

- Evite o descarte de lixo em terrenos baldios.

Lembre-se, mesmo durante o inverno há a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Portanto, o cuidado deve ser durante o ano todo.

Procure atendimento médico com urgência em caso de febre alta, dor de cabeça (atrás dos olhos), dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas na pele.

Fique atento, dengue mata!

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira