Centenária | Idosa de Porto Ferreira completa 100 anos no próximo dia 15

Divulgado em 14/01/2022 - 14:05 por portoferreirahoje

Qual o segredo da longevidade? A resposta para esta pergunta que muitos, há muito tempo, buscam desvendar é respondida com bom humor por Orcilia Barbosa Fonseca, ferreirense que completa 100 anos, neste sábado, dia 15 de janeiro de 2022. “O segredo é trabalhar bastante e não pensar na vida. Tudo que você fizer, faça para Aquele lá em cima!”.

Nascida no dia 15 de janeiro de 1922, quando Porto Ferreira possuía apenas 26 anos de emancipação política-administrativa, Orcilia Barbosa da Fonseca é filha de Maria Zanon Barbosa e Antonio Amaral Barbosa, e é a mais nova de sete irmãos, juntamente com sua irmã gêmea Olinda Barbosa Malaman.

Na infância, morou numa pequena casa na esquina da atual Av. Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz com a Rua Dona Balbina, e estudou no Grupo Escolar “Sud Mennucci”. Já, na juventude, casou-se em São Paulo com Artur Bento da Fonseca, de quem é viúva há 40 anos, e mudou-se para o sítio Boa Vista, onde morou e trabalhou por alguns anos. Exerceu durante décadas a função de merendeira nas escolas mais tradicionais da cidade.

Religiosa e devota de São Sebastião e de Nossa Senhora Aparecida, Orcilia frequentou, até pouco tempo atrás, o coral do Santuário São Sebastião, onde cantou por muitos anos nas missas e celebrações e também participando de grupos e pastorais.

Lúcida e ativa com um século de vida, e ainda se dedicando nas horas vagas ao artesanato, como o crochê e o tricô, Orcilia conta que não acreditou que completaria a marca do centenário. “Eu não estava acreditando que eu chegava nos 100 porque ninguém da minha família chegou tão longe. A primeira centenária sou eu”.

Aos 100 anos Orcilia possui quatro filhos (Maria da Glória - in memoriam, Elisabete (79), viúva de Antonio da Costa Lamellas; Sebastião Guilherme (71), casado com Cleonice Ghiraldini Fonseca; e Ana Márcia (57), casada com Rui Araújo, oito netos (Júnior, Helenice, Sérgio e Alessandro; Marcelo, Ricardo e Fernanda; Ruano) e seis bisnetos (Felipe, Tiago, Ana Rúbia, Luísa, Manoela e Júlia).

Escrito por: Alessandro Lamellas, Felipe Lamellas e Guilherme Fonseca