Educação & Oportunidades: Etecs apresentam novidades para Ensino Médio Integrado ao Técnico de 2022

Divulgado em 25/11/2021 - 08:00 por portoferreirahoje

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2022 oferece 36.915 vagas para o Ensino Médio Integrado ao Técnico, distribuídas entre os programas Novotec Integrado e Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

O Novotec oferece opções em tempo integral (M-Tec PI) e em um único período (M-Tec). Ambas reúnem os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os componentes técnico-profissionalizante. Os cursos em tempo integral oferecem 36 aulas semanais e os de período único, 30. Este processo seletivo traz como novidade a oferta da modalidade integrada à noite.

Inicialmente, o M-Tec noturno será implantado em 12 escolas, com oferta de oito cursos integrados, que visam atender à demanda dos alunos que trabalham durante o dia. O candidato que fizer esta escolha terá 20% da carga horária ofertada a distância. A modalidade M-Tec está disponível também nos períodos da manhã e tarde.

Aprofundamento

A matriz curricular do M-Tec PI inclui projetos de aprofundamento voltados às áreas de conhecimento do itinerário formativo (matemática, linguagem, ciências da natureza e ciências humanas e sociais). Segundo o diretor do Grupo de Formulação de Análises Curriculares da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Gilson Redes, o perfil dos cursos dessa modalidade prevê que 60% da carga horária seja aplicada em atividades práticas. “Essa dinâmica pode fortalecer o aprendizado das quatro áreas do conhecimento e das habilidades profissionais”, afirma.

Após concluir o M-Tec PI ou o M-Tec, o estudante obtém o diploma de técnico, que permite exercer a habilitação profissional, e também pode prosseguir os estudos no Ensino Superior.

Já a modalidade AMS, inspirada no modelo educacional P-Tech, possibilita a articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. Ao finalizar o ciclo de três anos, o aluno poderá fazer o curso de graduação tecnológica correlato na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) por um período de até dois anos e meio, sem necessidade de passar pelo Vestibular.

Vestibulinho 2022

Candidatos que desejam estudar nas Etecs podem se inscrever no processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 30 de novembro. A taxa integral de inscrição é de R$ 19.

As Escolas Técnicas disponibilizam computador e acesso à internet aos interessados na inscrição. É necessário agendar o horário nas unidades. Para usar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.

A seleção para o Vestibulinho se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (disponíveis no site vestibulinhoetec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.

Fonte: Portal do Governo de SP