Conheça mais um projeto vencedor do Prêmio Medalha Lourenço Filho de Porto Ferreira:

Divulgado em 25/11/2021 - 11:30 por portoferreirahoje

A quarta edição do Prêmio Medalha Lourenço Filho (2021), que busca incentivar novas práticas e reconhecer a contribuição dos profissionais para a qualidade da educação básica, foi dividida em cinco categorias.

Agora, vamos conhecer a categoria de Ensino Fundamental anos iniciais: professores de 4º e 5º anos. O projeto foi desenvolvido pelo professor Tiago Aparecido Nardon, da Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra D’água).

“O caminho do guerreiro: lutas nas aulas de educação física” foi o tema escolhido pelo professor, que mostra a necessidade de reinventar as formas de acesso às aprendizagens básicas e a maneira de ensinar e ganhar a atenção dos alunos com a implementação do ensino remoto, no caso específico da Educação Física.

Para dar a volta por cima, o professor, com apoio na Base Nacional Comum Curricular, elaborou uma didática para o ensino do conteúdo “Lutas”, por meio de atividades em folha, vídeo-aulas, vídeos do YouTube e WhatsApp.

O conteúdo foi organizado e as habilidades a serem alcançadas definidas. Dentre elas, experimentar e recriar os diferentes tipos de lutas e identificar suas características. Contudo, existiu também o esforço em desmistificar as questões de violência atribuídas ao tema.

Seguindo a organização desse planejamento, o tema foi dividido em seis aulas: história das lutas, diferença entre lutas e brigas, lutas de curta distância, lutas de média distância, lutas de longa distância e uma revisão ao final, para fazer um apanhado de todo o conteúdo.

Todas as atividades, vídeos, explicações e discussões do tema eram feitas pelo WhatsApp, ferramenta usada para manter o contato com os alunos. Ao final de todo o conteúdo os alunos receberam uma atividade com questões de múltipla escolha envolvendo todos os temas discutidos.

“Destaco o empenho daqueles alunos e familiares que realmente se envolveram, participaram das aulas e compreenderam a importância do conteúdo tematizado e, sobretudo, o empenho da escola e docente em continuar garantindo aulas de qualidade mesmo no formato remoto”, completou Tiago.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventosda Prefeitura de Porto Ferreira