Longevidade de moradores, mostra a qualidade dos serviços prestados pelo Solar de Porto Ferrreira

Divulgado em 23/09/2021 - 10:30 por portoferreirahoje

O que você estava fazendo no dia 27/12/1990? Nesta data, Aldina Gomes estava sendo institucionalizada no Solar dos Jovens de Ontem. Foram 31 anos de institucionalização, passando por diversas administrações.

Em tempos em que não havia Estatuto do Idoso, sancionado em 1º de outubro de 2003, Aldina chegou ao Solar com 56 anos, considerando uma marca histórica na instituição.

As atividades terapêuticas para idosos nesta época, não contavam com tanta refereciação e norte que hoje existe, mediante equipe técnica multidisciplinar. Portanto, os moradores ativos auxiliavam nos almoços que eram realizados na instituição, mesmo porque nem todos haviam alcançado a terceira idade.

Aldina viveu para conhecer todo o processo de evolução das leis vigentes no País quanto envelhecimento, conforme assegura o art. 8º da Lei 10.741/2003, que garante a proteção como um direito social para a pessoa idosa. Dessa forma, é obrigação tanto da sociedade, de modogeral, garantir a efetivação desse direito de forma digna, mas também é uma obrigação do Estado a efetivação de políticas que contribuam para a garantia desses direitos aos idosos.  Aldina Gomes faleceu este ano, aos 08 de setembro de 2021 com seus direitos garantidos por lei.

Quem também chegou no Solar antes de completar os 60 anos, foi Benedita Mirna Brisighello. Próximo de completar 50 anos, Benedita chegou acompanhada de sua mãe, a saudosa Genovena Brisighello. Benedita chegou no Solar em 1991. Ela e Aldina fizeram longa amizade, onde a maior parte do tempo dividiram o mesmo quarto, descascaram batatinhas, limparam verduras e assim iam tecendo o tempo e costurando histórias, histórias ativas que foram desenvolvidas em grande parte no Solar dos Jovens de Ontem.

As histórias de vidas de pessoas que se encontraram no Solar e formaram vínculos, tem também destaque na pessoa de Auta Nascimento Dias. Ela chegou no Solar em 1999 e é no atual momento, a moradora mais idosa da instituição, com 98 anos. Infelizmente em 2001, Auta viu a amiga Genovena falecer. As duas se encontraram no Solar e fortaleceram ovínculo de amizade, amizade que prevalece na pessoa de sua filha, Benedita Bresighello.

Auta relata que veio para instituição por livre e espontânea vontade. Viúva, com o único filho falecido, vivia na agradável residência do sobrinho, um engenheiro conhecido na cidade de Porto Ferreira. Mas a vida de passeios e viagens, não preenchia o vazio que existia no coração e quando soube que algumas de suas amigas estavam no Solar, não pensou duas vezes em vir para instituição e fortalecer o círculo de amizade, que havia construído em uma vida social na sociedade de Porto Ferreira.

A história da Auta, Benedita e Aldina se confundem com as histórias de vida de outros brasileiros, que têm na terceira idade a dependência de cuidados e as instituições de longas permanências têm tornado fortes aliados. Sobre esta dependência cada vez mais real, a gerontóloga Gabriele Peripato explica que há satisfação dos moradores em residir neste espaço (Solar), podendo usufruir de uma velhice ativa e com qualidade.

Isto é resultado de um processo que envolve adaptação, suporte familiar e também uma equipe capacitada, oferecendo um serviço diferenciado com olhar personalizado, dando-lhes oportunidade de encontrar desejos e necessidades ocupacionais individuais, fazendo com que o idoso se sinta confortável e acolhido, como se fosse em sua própria residência.

Por Solar dos Jovens de Ontem <solarjovensdeontem@yahoo.com.br  Alextarget="_blank">solarjovensdeontem@yahoo.com.br  Alex>