BUSCA POR VAGAS NO SOLAR DE PORTO FERREIRA(ILPL) AUMENTA 300%, DIZ ESTUDO DA INSTITUIÇÃO.

Divulgado em 23/07/2021 - 08:12 por portoferreirahoje*

Devido a busca constante e diária realizada por munícipes de Porto Ferreira e de outras cidades, o Solar dos Jovens de Ontem, buscou abordar a questão de solicitação de vagas na instituição e denota-se a necessidade de mapear a situação quantitativa de solicitação.

Uma das dimensões mais relevantes para a compreensão do fenômeno da inserção do idoso no contexto institucional diz respeito aos motivos que causa a busca da ILPI. Também se objetivou analisar o conhecimento disponível acerca da situação de saúde e das condições de vida enfrentada pelos idosos residentes na instituição. A contribuição exerce um novo olhar social, uma vez que o efeito pandêmico e pós pandêmico, muito contribuiu e contribuirá para proporcionar reflexões que subsidiem a realização de futuras investigações. A prática baseada em evidências é uma abordagem que permite o desenvolvimento e/ou utilização de resultados de pesquisas nas intervenções práticas.

Para mensurar os dados estatísticos do crescimento populacional e envelhecimento da população em Porto Ferreira, foi feito levantamento através do SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), o qual apresenta o fator determinante em aspectos quantitativos, desde 2010. Sob tais dados, Porto Ferreira apresentou um índice de envelhecimento de 95,79 de sua população e aumentou em 17,12%, a população com 60 anos ou mais durante o período relatado.

Para ter ideia, a população com menos de 15 anos de idade, teve um aumento um pouco mais que a população idosa, 17,87%. Ou seja, o crescimento populacional traz consigo o peso dos anos, de uma população que pouco se renova, devido a baixa de natalidade, comparada a anos anteriores.

Segundo dados institucionais da ILPI, em 1975, quando o Solar foi inaugurado, havia uma população idosa em torno de 1.500 idosos e hoje são mais de 10.000 mil idosos na cidade. Esta dimensão requer um olhar mais agudo e contundente, para suprir a necessidade populacional, uma vez que o Solar ainda permanece sendo a única Instituição de Longa Permanência para Idosos na cidade.

O prédio, permanece com as mesmas instalações físicas, mantendo a mesma estrutura, permanecendo com a mesma capacidade de acolhimento para 40 idosos.  No entanto, a busca por vaga na ILPI aumentou de 7 para 21 a média em sua fila de espera, chegando a 300%.

Este fator mostra uma nova tendência da sociedade, visto que uma pesquisa apresentada pelo site Toxologia Pandini, afirma que o convívio social foi o aspecto mais afetado entre pessoas com maior escolaridade e renda 45,8%, para pessoas de baixas renda e escolaridade, problemas financeiros provocam maior impacto 35%. Os que praticam atividade física revelaram menores níveis de estresse 13%, bem como uma maior normalidade no sono 50,3%. Este mesmo site, relata que devido ao aumento no número de casos e de óbitos em decorrência a Covid-19 no Brasil, diversas pessoas passaram a ficar ainda mais preocupadas com a doença, refletindo consequentemente no comportamento do brasileiro na pandemia.

Isso é o que mostra uma pesquisa online, realizada pelas áreas de pesquisa e inteligência de mercado da Globo, mostrando que 88% dos brasileiros estão preocupados com a crise sanitária, e 62% afirmam que estão com medo de perder o emprego atual. estudo referente ao comportamento do brasileiro na pandemia, nomeado como: Panorama Covid 19, foi lançado em evento online, com o objetivo de entender os impactos da Covid-19 no Brasil, principalmente referente a percepção e comportamento da população sobre o isolamento social em todas as regiões do país.

Ou seja, a realidade de Porto Ferreira, não foge ao contexto da realidade nacional e a complexidade social tende de aumentar em Porto Ferreira, o que acarretará ainda mais a procura por vagas no Solar dos Jovens de Ontem, uma vez que o município tem aumentado o índice de envelhecimento, segundo o SEADE e o mesmo Sistema Estadual de Análise de Dados aponta para o grande crescimento da população idosa no município. Diante da complexidade, a necessidade de uma revisão de gestão pública, para o novo contexto social, que necessita de uma análise real e concreta, com maior dimensão das políticas públicas e sociais.

* Por Solar dos Jovens de Ontem <solarjovensdeontem@yahoo.com.br>target="_blank">solarjovensdeontem@yahoo.com.br>>