Museu Municipal de Porto Ferreira organizou e encadernou sua hemeroteca de periódicos

Divulgado em 18/06/2021 - 10:04 por portoferreirahoje

A administração do Museu Professor Flávio da Silva Oliveira, buscando melhorar a preservação de sua documentação, atualizou a catalogação e encadernação de sua hemeroteca. O intuito é dinamizar a forma de se pesquisar temas em jornais da cidade, incentivando assim a busca dos moradores pela história local.

“No final do ano passado, em uma visita ao Museu Municipal, o prefeito Rômulo Rippa demonstrou todo o seu apreço pela hemeroteca municipal. Ele, ao lado do secretário de Cultura Régis Berretta e eu, pudemos na ocasião conversar e traçar as diretrizes para a documentação que fará parte do Arquivo Municipal, com fins históricos. Daí surgiu a iniciativa de se atualizar novamente a encadernação dos periódicos”, afirmou o chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva.

O resultado da encadernação foram 20 livros, com os seguintes jornais: Jornal Extra, Assocer, Realidade, Jornal do Porto, Folha Ferreirense, Primeira Página, Gazeta Ferreirense e os jornais de campanha política, que se somam a outras publicações já encadernadas, como dos jornais O Ferreirense e A Semana. Para se ter acesso ao acervo, basta entrar em contato com o Museu Municipal e preencher um pequeno pedido de solicitação de acesso. Além do processo de organização e restruturação da hemeroteca, o intuito da Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural é digitalizar todo o acervo.

“Estamos trabalhando no processo de digitalização de parte do nosso acervo através do projeto Memória Digital. Gostaríamos de digitalizar também todos os nossos jornais, mas este é um processo de médio e longo prazo, que, além de tudo é muito oneroso à instituição devido à falta de maquinário e funcionários específicos. Por isso estamos trabalhando com parcerias e acreditamos que, passando a pandemia, teremos maiores novidades nesse quesito”, destacou Vinicius.

Hemeroteca ou arquivo de periódicos são coleções ou conjuntos organizados de periódicos. É entendido como uma seção de bibliotecas, arquivos ou centros de documentação reservada à guarda, custódia e conservação de materiais deste gênero.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira