Seduc de Porto Ferreira promove formação voltada ao desenvolvimento da linguagem e da fala

Divulgado em 16/06/2021 - 08:00 por portoferreira

Nos dias 7 e 9 de junho a Secretaria de Educação de Porto Ferreira, por meio da Divisão de Ensino, promoveu um momento de formação aos profissionais que atuam nas Creches Clara Zadra Ribaldo Gentil (Jardim Independência) e Ferdinando Melchioretto (Cristo Redentor), com o tema “Desenvolvimento da Fala e Linguagem”. A iniciativa faz parte das ações institucionais voltadas à Rede Municipal de Ensino, promovidas pela Equipe Multiprofissional da Seduc.

A aquisição da fala e da linguagem é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento infantil. O trabalho com a linguagem oral deve, sem dúvida, ser considerado um componente relevante no processo educativo e não pode ser deixado de lado em nenhuma das etapas do aprendizado infantil.

O tema abordou os marcos do desenvolvimento da fala e da linguagem, o período da aquisição dos sons da língua, além de sugestões de como estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem no ambiente escolar.

Nesse sentido, por meio de uma demanda elencada pelas diretoras das Unidades Educacionais, Estela Mara Silva Doval Cardoso e Lilian de Mello Rodriguês, é que a fonoaudióloga da Secretaria de Educação, Elaine Cristina Dávilla Valério, levou a efeito a temática.

Foram realizados dois momentos em cada unidade, primeiro com os profissionais que atuam no período da manhã e depois com a equipe da tarde, tendo duração de cerca de 60 minutos cada encontro.

O material desenvolvido para a orientação dos profissionais das creches foi organizado em um livro de orientações e está disponível AQUI.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira