Nesta terça-feira (15/06) vai acontecer uma ação virtual sobre o livro “O Crime Contra Tenório”.

Divulgado em 15/06/2021 - 12:00 por portoferreirahoje

Nesta terça-feira (15/06) vai acontecer uma ação virtual sobre o livro “O Crime Contra Tenório”. O projeto foi aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Editais, em 2019, e Porto Ferreira está entre as cidades escolhidas para participar das contrapartidas. 

O evento terá início às 19 horas. O livro “O Crime Contra Tenório” retrata a história do pianista brasileiro Tenório Jr. e seu desaparecimento na Argentina, em 1976, juntamente com uma audição comentada de seu álbum “Embalo”, lançado em 1964. Após a palestra, haverá uma breve apresentação musical do próprio palestrante e músico Rafael Marin.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube e pela conta do Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira, pelo link: https://youtu.be/ybf_dpFw4RA.

Sobre o palestrante: Rafael Marin é multi-instrumentista, compositor, arranjador e pesquisador-documentarista da cultura popular brasileira. Bacharel em Música pela ECA/USP, licenciado em Educação Artística pela FFCLRP/USP, bacharel em Ciências Sociais pelo ICHL-UNIFAL, mestre em Etnomusicologia pelo IA-UNESP e doutor em Música e Cultura pela Escola de Música da UFMG.

Sobre o autor do livro: Frederico Mendonça de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1945. Estudou regularmente até o meio do curso superior, quando cursou Letras. A música e o endurecimento do regime militar, por volta de 1968, o fizeram largar a faculdade de Letras e sair tocando na noite do RJ. Seu livro “O Crime contra Tenório” foi o primeiro livro escrito por um músico abordando a história da modernidade musical brasileira e sua problemática, relatando a tragédia de um instrumentista que sucumbiu diante das multinacionais, acompanhando cantores da hoje extinta MPB.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira