Em junho, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal destaca a relação entre ciência, cultura e arte

Divulgado em 15/06/2021 - 14:30 por portoferreirahoje

O Educativo do MM Gerdau oferece Visitas Virtuais Mediadas para qualquer pessoa que queira matar um pouquinho a saudade do Museu! Com duração média de 50 minutos, as visitas são traduzidas em LIBRAS e acontecem todas as quartas, às 10h30, e quartas, quintas e sextas, às 14h30.

A classificação etária é livre e a plataforma usada será o Google Meet ou o Zoom. A escola ou grupo que desejar usar outra plataforma deverá disponibilizar o link para o setor realizar a visita.

As visitas também são abertas a grupos de pessoas (escolares ou não). O visitante pode escolher entre três roteiros exclusivamente desenvolvidos para a Visita Virtual Mediada:


  • Diversidade Mineral 

Os minerais são substâncias inorgânicas de arranjo químico definido, que surgem naturalmente na crosta terrestre. Possuem propriedades e características que provocam a curiosidade e o encantamento em muitas pessoas, como formas, cores, brilhos e texturas singulares. Nosso acervo é composto por relevantes coleções de amostras minerais que representam a diversidade mineral existente em nosso planeta. Esta Visita Virtual Mediada tem o objetivo de apresentar algumas dessas amostras e discutir sobre as suas características, propriedades e curiosidades. 


  • O Prédio Rosa

Arquitetura, memória e patrimônio são os principais temas desta visita, que irá revelar as belezas arquitetônicas de um edifício histórico de 1897 e que, hoje, abriga o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. Inaugurado junto com a capital mineira, o Prédio Rosa já foi Secretaria do Estado de Interior e, posteriormente, de Educação, passando por um meticuloso trabalho de restauro! O processo arquitetônico para a sua nova finalidade foi feito pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. 


  • Trem das Minas (público infantil)

Um roteiro inteiramente criado para o público infantil. A proposta é convidar os visitantes os visitantes a embarcarem em uma viagem que atravessa montanhas, rios e cidades, despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias. Cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas. Uma aventura fora dos trilhos!

Visitas Virtuais Mediadas

Todas as quartas, 10h30

Quartas, quintas e sextas, 14h30


Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMEuAb_SsUtaca7fi2qQv1uXwURnAinmtWw95sbiYW4gHddQ/viewform



Inscrições para grupos pelo e-mail: educativomm@mmgerdau.org.brtarget="_blank">educativomm@mmgerdau.org.br>

Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)

É integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: @mmgerdau

Por Fábio Gomides  - contato@aduplainformacao.com.br