Porto Ferreira registra primeira morte por dengue confirmada por exame

Divulgado em 07/05/2021 - 17:50 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira recebeu na quarta-feira (05/05) notificação da Seção de Vigilância Epidemiológica de caso de óbito por dengue no município de Porto Ferreira, ocorrido na segunda-feira (03/05).

O óbito refere-se a paciente do sexo masculino, 71 anos e com comorbidades. Estava internado no Hospital Dona Balbina desde o dia 29 de abril, onde foram realizados os exames de diagnóstico. Houve confirmação de dengue, evoluindo para grave, que apesar dos tratamentos ministrados levaram o paciente a óbito.

Este é o primeiro caso de morte por dengue confirmado por exame laboratorial em Porto Ferreira.

No município, houve duas epidemias de dengue em anos anteriores, em 2010 e 2014/2015, porém sem óbitos. Na ocasião, circulava no município o vírus DEN 2, o que ocorreu até o final do ano de 2020. Em meados de 2021, com o início de novas transmissões de dengue, foi identificada também a circulação do vírus DEN 1, que contribuiu para o aumento de casos confirmados a partir do mês de fevereiro.

Com a circulação de dois vírus diferentes, DEN 1 e DEN 2, há maior risco de evolução dos casos leves para graves. Na ocorrência de sintomas de caso suspeito, o paciente deve procurar atendimento médico para realizar a sorologia de dengue e fazer o acompanhamento adequado de acordo com sua evolução de caso.

Definição de caso suspeito:

- Pessoas que tenham viajado (a passeio ou a trabalho) nos últimos 14 dias para área com transmissão de dengue ou presença de Aedes aegypti;

- Em caso de transmissão já instalada no município, onde há ocorrência de casos autóctones;

- Pessoas com febre com duração de 2 a 7 dias, acompanhada de dois ou mais sintomas;

- Náusea ou vômito;

- Exantema (manchas avermelhadas na pele);

- Mialgia (dor muscular);

- Artralgia (dor nas articulações);

- Cefaleia ou dor retro-orbital (dor de cabeça);

- Petequias (pequenos pontos vermelhos na pele);

- Leucopenia (redução do número de leucócitos no sangue).

O Controle de Vetores alerta para a importância da notificação dos casos suspeitos, mesmo que a pessoa tenha sintomas leves, pois assim a sorologia é realizada e a notificação é imediatamente encaminhada para que os agentes de controle de endemias realizem o trabalho de busca ativa, eliminação de criadouros e nebulizações em casos confirmados de dengue na área onde o paciente reside , estuda ou trabalha.

Dengue é uma doença grave. Fique atento!

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira