Professora de Porto Ferreira é semifinalista no Projeto de Boas Práticas de Professores

Divulgado em 09/04/2021 - 11:30 por portoferreirahoje

No último dia 31 de março, aconteceu a premiação dos vencedores do Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia, evento online promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Itaú Social e Undime Nacional.

A seletiva aconteceu em duas etapas e foram levados em conta três critérios:


  • garantia dos direitos das crianças;

  • garantia da aprendizagem e adaptabilidade; e

  • o apoio e vínculo com as famílias.

A primeira etapa recebeu 707 inscrições, das quais foram selecionados 268 trabalhos. Já a segunda etapa, composta por um comitê de seleção, foram escolhidas as 100 boas práticas mais prestigiadas no Webnar, do qual Porto Ferreira teve uma representante, a professora Andréa Calderan, que inscreveu seu projeto pela Emei Professora Otília da Silva Silveira.

A ideia da docente ferreirense busca utilizar as ferramentas tecnológicas de forma que contribuam e tragam facilidade às famílias e aos profissionais da escola. É uma tentativa de fortalecer a relação família-escola e a aprendizagem da criança.

“Eu fiquei entre os professores finalistas e esse reconhecimento foi de uma alegria imensa, pois se tratava de um concurso a nível nacional. Para o concurso busquei destacar 3 práticas que realizei durante o período letivo de 2020 na Emei em que trabalho”, comentou Andréa.

Em um primeiro momento a professora trabalhou com a produção de folders, fichas de atividades que poderiam ser impressas ou compartilhadas virtualmente. Os folhetos, feitos diariamente, continham propostas de atividades, de fácil compreensão, com imagens ilustrativas e um espaço para mostrar aos pais as habilidades pedagógicas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), demostrando a importância e o propósito de cada atividade.

Na sequência, Andréa passou a produzir e editar vídeos interativos para aproximar as crianças das tecnologias em um período de distanciamento e criar laços por meio de atividades lúdicas. A partir dessa atividade criou um canal no Youtube para alcançar cada vez mais crianças.

Com a iniciativa, a servidora pública mostrou as tecnologias como solução para alunos e professores, contribuir com as colegas de trabalho e ensiná-las a produzir esse material e compartilhar seu conhecimento enquanto profissional.

“O mais enriquecedor de ter participado do concurso foi o prazer de poder conhecer práticas brilhantes de outras colegas professoras de outras regiões brasileiras. Foram encantadoras.”, concluiu a educadora do município.

Ainda dentre os 100 escolhidos da segunda etapa do projeto, os organizadores do evento ainda selecionaram cinco trabalhos destaques, sendo um de cada região do país.

Para conhecer um pouco mais sobre as práticas desenvolvidas pela professora assista o vídeo nesse link.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira