Práticas corporativas na gestão pública

Divulgado em 20/01/2021 - 09:10 por portoferreirahoje*

A inserção de empresários e executivos de sucesso na carreira política parece ter se consolidado como uma tendência. Nas eleições municipais de outubro, muitos candidatos  se enquadravam nesse perfil.

Na opinião do CEO e headhunter da Prime Talent, David Braga, do ponto de vista gerencial, o movimento pode ser interessante por alguns motivos: “um empresário em cargo político consegue promover abertura mental, aplicar as melhores práticas do contexto privado à gestão pública, e viabilizar maior diplomacia na interação com os variados grupos sociais, além de integrar ações com os demais setores para a criação de sinergias”, aponta.

Para Braga, é importante ressaltar que é papel de um líder construir consensos e articular ideias e pessoas para a promoção de resultados consistentes.

“Ele é referência estratégica em qualquer organização, seja no ambiente corporativo das companhias privadas seja em cargos dos poderes Executivo ou Legislativo. E, à medida que é visto como referência e suporte aos liderados, precisa reunir características que envolvam questões técnicas, intelectuais, políticas e morais, além de agir com ética e transparência na administração dos recursos e na indicação de caminhos”, enfatiza.

No setor público, essas características se tornam ainda mais relevantes, já que os impactos das decisões da liderança interferem diretamente na vida de milhares de pessoas.

Na visão do CEO, é prudente que o administrador dos bens coletivos, assim como aquele que atua no ambiente corporativo, reveja suas dinâmicas de funcionamento, a fim de otimizar processos e rotinas e assegurar o melhor desempenho.

“Especialmente em um momento em que, entre as palavras e expressões mais comentadas em todo o mundo, estão transformação, tecnologia e modelos disruptivos, não cabe mais manter estruturas estagnadas e burocráticas”, completa.

A criação de indicadores de performance, que objetivam mensurar os resultados esperados, aliada a uma comunicação eficaz com todo o time têm se mostrado eficazes na administração bem-sucedida de empresas ou máquinas públicas.

Braga aponta outras categorias de atuação presentes nas empresas privadas de sucesso, mas enfatiza que cabe aos líderes políticos aprimorar suas competências e habilidades para desenvolvê-las: “gerenciamento das relações; valorização da equipe interna; uso da tecnologia (o que inclui apoio e fomento ao ambiente de startups); gestão de prazos e orçamentos; e perspectiva global são aspectos fundamentais, uma vez que planejar ações com eficiência e eficácia, bem como contar com profissionais especialistas nas diferentes áreas, muitas vezes procedentes do meio corporativo, é essencial para que o dinheiro público seja investido de forma assertiva”.

Uma boa notícia é que, atualmente, já é possível perceber, na administração pública, a adoção crescente desses e de outros conceitos, discursos e práticas gerenciais típicos das organizações privadas – criatividade, postura empreendedora, inovação gerencial, gestão por resultados e por competências, além de contratos de gestão.

Avanços que, na opinião de Braga, são extremamente importantes no mundo atual, que tem se transformado de maneira acelerada em todos os segmentos da sociedade. “É imprescindível que as lideranças políticas tenham um mindset global e estejam sintonizadas com as mudanças que possam gerar impactos em sua gestão. Trabalhar de maneira comprometida e preparada tecnicamente para fazer com que o Estado cresça de forma eficiente e sustentável é o mínimo que se espera da sua atuação”, finaliza.

Sobre a Prime Talent

A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Seu CEO, David Braga, já avaliou, ao longo de sua carreira, mais de 10 mil executivos, selecionando para clientes Latam. Ele tem formação de Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC), possui certificação de Executive Coach pela International Association of Coaching e é practitioner em Micro Expressões e Programação Neurolinguística. Além disso, tem vivência internacional em Trinidad and Tobago, Londres, África e Estados Unidos.   

* David Braga - CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, É também autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) para matérias de gestão de pessoas. Ele atua, ainda, como embaixador do ChildFund, eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 melhores ONGs do Brasil, que apoia crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade.

Fonte: Jaqueline da Mata - Link Comunicação Empresarial -  jaqueline.mata@linkcomunicacao.com.brtarget="_blank">jaqueline.mata@linkcomunicacao.com.br>