Parceria da BRK Ambiental com Fundação Vale e Rede Asta garante renda para costureiras!

Divulgado em 13/01/2021 - 13:45 por PORTOFERREIRAHOJE

Parceria da BRK Ambiental com Fundação Vale e Rede Asta garante renda para costureiras e auxilia na prevenção ao coronavírus

No total, 10 costureiras de Porto Ferreira irão participar do projeto e produzirão 15 mil máscaras

Para contribuir com a prevenção ao coronavírus e oferecer oportunidade de geração de renda para mulheres durante a pandemia, uma parceria da BRK Ambiental com a Fundação Vale e a Rede Asta viabiliza o projeto Máscara + Renda na cidade de Porto Ferreira. A ação conta com a participação de cerca de duas mil costureiras e artesãs de diversas regiões do Brasil, sendo 10 em Porto Ferreira. O objetivo promover a produção de máscaras de tecido, que posteriormente serão doadas para instituições de ensino e/ou entidades assistenciais da cidade.

Em Porto Ferreira, a ação teve início em dezembro com a seleção das participantes, que já receberam em suas casas uma caixa com materiais para iniciar a produção das máscaras. O acompanhamento desses trabalhos será remoto e contínuo. A parceria proporciona uma remuneração de R$ 900,00 mensais para cada participante. Mensalmente, serão produzidas 5 mil máscaras pelas costureiras da cidade. Os trabalhos terão duração de três meses e a meta é que até lá sejam 15 mil máscaras produzidas e doadas somente em Porto Ferreira.

Até o final do projeto, considerando todas as frentes de trabalho apoiadas por diversas empresas, espera-se que mais de três milhões de máscaras sejam produzidas e doadas para organizações sociais de todo Brasil. O objetivo é realizar a distribuição desses itens para aqueles que mais precisam, incentivando o uso de máscaras e disseminando a cultura de prevenção nas comunidades.

Cecília Moreira da Cruz é costureira há 30 anos e conta que está muito satisfeita por fazer parte desse projeto. “Eu uso muito a costura nos artesanatos que faço, por isso, já estou acostumada com esse trabalho. E essa possibilidade de estar em casa, em um local seguro, trabalhando com o que a gente gosta é ótima. Além de ajudar toda a nossa comunidade com as doações e garantir uma renda extra”, conta ela.

A Renata Aparecida Magrini Cadine conta que a proposta veio em uma boa hora. “Quando chegou a proposta da BRK, fiquei muito feliz, porque assim não fico parada. O artesanato está na minha vida há anos e tem sido maravilhoso trabalhar no projeto. É desafiador para mim porque achei que não iria conseguir fazer grandes quantidades, mas é um trabalho que está fluindo muito bem. Além disso, é gratificante saber que estou fazendo algo para ajudar”, relata.

 

A gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental, Thaís Cortina, explica a importância dessa parceria para a comunidade. "No contexto de pandemia, a empresa tem atuado para ajudar na prevenção ao coronavírus. Realizamos doações de produtos de limpeza e higiene para instituições da cidade e esse é mais um projeto que apoiamos. Garantir saúde é um dos compromissos da BRK Ambiental nas regiões em que atua, seja por meio da água tratada e do saneamento de qualidade, ou do apoio a projetos e iniciativas sociais", explica.

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, e está presente em mais de 100 cidades. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.

Parceiros do Máscara Mais Renda

O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química.

O Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação de Indústrias do Pará (FIEPA), SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.