Santa Rita do Passa Quatro: campanha eleitoral para as eleições 2020 ainda está bastante fria

Divulgado em 23/10/2020 - 09:00 por portoferreirahoje*

Embora a contagem regressiva das quatro semanas que antecedem o pleito aumente o engajamento de candidatos e partidos, o mesmo ainda não se vê por parte dos eleitores que se dividem entre desânimo, apatia e preocupações que transcendem o importante ato democrático, especialmente com a pandemia de covid-19, que pode influenciar em índices de participação menor do eleitorado. 

Nas próprias ruas, o ambiente político é quase imperceptível. No decorrer da semana, equipes de campanha eram visíveis nas ruas, mas ainda de forma discreta. A face mais visível nas ruas é o contato que os candidatos a prefeito e vice procuram manter com os eleitores, com os cuidados do distanciamento, especialmente em caminhadas e deslocamentos a bairros aos fins de semana.

De resto, a campanha se desenvolve na internet e, desde a semana passada, no horário eleitoral em rádio e tevê. Se a própria estratégia das legendas em evitar abordagens mais tradicionais, o chamado corpo a corpo, migrou para o ambiente virtual, para a população, na correria do dia a dia, torna-se ainda mais improvável perceber a proximidade do pleito.

Uma coisa que preocupa bastante é a importância de o eleitor ir votar no dia 15 de novembro e evitar que os índices de abstenção se ele- vem além daquilo que normalmente têm acontecido, temos níveis de abstenção em torno de 20% (no país), e a grande preocupação é de que não aumentem mais em razão da pandemia. Queremos reforçar que a Justiça Eleitoral não tem medido esforços para a questão da segurança sanitária e que os eleitores podem ir tranquilos votar no dia 15.

Pouco envolvimento da população

Nossa reportagem perguntou para alguns cidadãos de Santa Rita avaliarem o nível de envolvimento dos eleitores no período de campanha. A maioria disse estar desconectada da fase pré-eleitoral e afirmou ainda não saber em quem irá votar no dia 15.

Apesar disso, é senso comum de que a responsabilidade do eleito é compartilhada com o eleitor, no que constitui a conjuntura dos poderes. Portanto, estar a par do que acontece em sua cidade, do que promete e de quem é o candidato de seu interesse é o papel de quem vai às urnas. Votar convicto é adquirir a propriedade de cobrar dos eleitos. E a percepção da suposta ineficiência política não deve ser encarada com desânimo, mas sim motivação para se envolver no processo eleitoral.

Total de Eleitores: 19.142 


  • Eleitorado Feminino: 10.202 (53,30%) 

  • Eleitorado Masculino: 8.940 (46,70%) 

 

*Por "O Santaritense" - Fonte: https://www.osantarritense.com.br/