Pirassununga: ONGs e protetores se unem pela primeira vez em live solidária

Divulgado em 01/08/2020 - 12:00 por portoferreirahoje

Acontece na próxima quinta-feira (6), feriado do aniversário da cidade, das 14h às 17h, a 1° Live Animal. Uma iniciativa de ONGs e protetores de animais da cidade que tem como objetivo promover conscientização para a causa animal e arrecadar recursos para a manutenção dos projetos de proteção animal desses protetores.]

É a primeira vez que todos se unem em um único evento.

Com a pandemia, houve um aumento do número de abandonos (que também estão relacionados à informação inverídica de que os animais domésticos podem transmitir o novo coronavírus), aumento de pedidos de resgates de animais atropelados, machucados e doentes e dos pedidos de castrações (tutores em dificuldade financeira não têm mais condições de castrar seus animais).

Por outro lado, a crise também causou uma drástica diminuição das doações tornando ainda mais difícil o trabalho voluntário das ONGs e protetores, que não recebem qualquer tipo de verba pública e estão impedidos de realizar eventos.

A 1° Live Animal está sendo realizada pela ONG Todo Bicho, OSCIP Ajuda para o Animal (administradora do abrigo municipal) e pelos protetores independentes Turminha do Bem, Projeto Patinhas, REPAP (Rede de Proteção aos Animais de Pirassununga), Amigos de Patas e Danielli Barbelli.

No ano de 2019 essas ONGs e protetores realizaram juntos mais de 2 mil castrações de animais, entre resgatados, de famílias carentes e provenientes de CED (Captura, Esterilização e Devolução), mais de 700 resgates e aproximadamente 800 adoções responsáveis.

Porém, realizam um trabalho voluntário que não tem fim. A meta é, com a live, além de realizar um trabalho de conscientização que atinja um público mais amplo, não deixar que quantidade das ações realizadas diminua em virtude da pandemia.

Terá como atrações a banda de samba e samba rock Zé e os Cara e Grupo de pagode Artifício, que não cobraram cachê.

Além de muita música, o evento contará com conscientização a respeito de temas importantes para a causa; como saúde pública, maus tratos, abandono, adoção e a importância da castração que serão trazidos por autoridades especialmente convidadas como o prefeito municipal, dr. Dimas Urban, a delegada titular da Polícia Civil, dra. Tatiane Parizotto, o secretário do Meio Ambiente Fábio Dela Libera, o comandante da Polícia Militar Ambiental, ten. Ivo Fabiano Moraes e o secretário de Segurança Pública Paulo André Silva Tannús. Além de especialistas em Medicina Veterinária.

O evento será virtual, com transmissão através do YouTube e do Facebook, e interativo com adoções on line e a participação do público em casa com fotos e vídeos dos seus pets. Será transmitido do Espaço Colonial Eventos, que gentilmente cedeu suas instalações.

As doações poderão ser realizadas das seguintes formas:



No dia do evento:


  • Drive thru na Praça Central, das 14h às 17h, para doações de ração, sachês, vermifugos, antipulgas, entre outros;

  • Doações em dinheiro: durante a live através do Picpay (QR Code), contas bancárias específicas para ocasião e via WhatsApp. Toda a arrecadação será dividida igualmente entre os sete participantes.

De 03 a 15 de agosto:


  • Nos estalecimentos comerciais: Dog Shop (rua Duque de Caxias, 2006); Agro DR (rua Martiniano dos Santos, 705, jardim Kamel); Petiscão (rua Theodoro Mac Cann, 331); e Focinhos & Cia (rua José Bonifácio, 1540); Agronorte (rua Sebastião Alves Ferraz, 40, São Valentim); Agrocenter (av. Pe. Antonio Van Ess, 938) e Clínica Cão e Gato (rua Elói Chaves, 261, Cachoeira das Emas).

  • Nos estabelecimentos é possível comprar a ração com destino a essa arrecadação para posterior entrega do estabelecimento para as ONGs e protetores;

  • Brechó da ONG Todo Bicho (rua Duque de Caxias, 748): doações de ração, sachês, vermifugos, antipulgas, entre outros.

Por Karina canalsampiva@gmail.com target="_blank">canalsampiva@gmail.com >