Campanha #AplaudaUmProfessor faz homenagem aos profissionais da educação na pandemia e

Divulgado em 31/07/2020 - 08:42 por portoferreirahoje

Campanha #AplaudaUmProfessor faz homenagem aos profissionais da educação na pandemia e convida a todos para um aplauso coletivo nesta sexta-feira (31/07)


  • A homenagem será às 20h com a mobilização de um "aplausaço" aos professores;

  • As organizações parceiras ouviram professores da Educação Básica de todo o Brasil, alunos, pais e responsáveis para entender melhor o cenário de transformações e incertezas trazido pela pandemia da Covid-19;

  • Ao longo da semana, a campanha convidou todos a gravarem vídeos agradecendo a um professor que tenha marcado sua história.

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, as salas de aula, as carteiras e os pátios ficaram vazios. Apesar de enfrentarmos um momento inédito na história, professores e professoras redobraram a atenção, revisaram suas técnicas pedagógicas e desafiaram a falta de tecnologia.

Em todo o Brasil, foram muitas aulas por vídeos, transmissões ao vivo e programas de rádio e de televisão. Diante desse cenário de transformação, e no meio de tantas desigualdades e disparidades no país, dez organizações da sociedade civil - Associação Nova Escola, Conectando Saberes, Ensina Brasil, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Instituto Península, Porvir, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Todos Pela Educação -lançam o desafio de unir pais, mães, filhos, tios, avós e amigos em um grande gesto de reconhecimento na mobilização #AplaudaUmProfessor.

Para aquecer para a grande mobilização, as entidades convidaram todos a gravarem vídeos e postarem em suas redes sociais, marcando a hashtag (#AplaudaUmProfessor), com homenagem ao professor ou à professora que tenha deixado uma marca positiva em sua trajetória.

Na sexta-feira, 31 de julho de 2020, às 20h, é o momento de unir forças no ato principal, quando será convocada uma salva de palmas nacional para valorizar a educação e a atuação dos educadores nesse desafio coletivo.

Algumas pesquisas indicam que cerca de 54% dos pais e responsáveis acreditam que as crianças e os jovens estão motivados, mesmo frente à pandemia do novo coronavírus. No entanto, 70% dos estudantes dizem que estão estressados e ansiosos.

Esses números foram obtidos em duas pesquisas - uma coletada pela Fundação Lemann com mais de mil pais ou responsáveis e outra do CONJUVE em parceria com Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial.

Grande parte do esforço de motivação desses alunos pode ser atribuída ao trabalho dos profissionais da educação: a rotina de 7 em cada 10 professores, das redes pública e privada, mudou muito ou totalmente com a crise sanitária, mas, apesar de tantas transformações, pelo menos 60% deles estão aproveitando para se aprimorar e fazer cursos.

Esses últimos dados são da pesquisa do Instituto Península, "Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil".

 

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site da # AplaudaUmProfessor .

 

Por Analítica Comunicação - Julia Rezende - julia.rezende@analitica.inf.br ">target="_blank">julia.rezende@analitica.inf.br ; Rení Tognoni - reni@analitica.inf.br target="_blank">reni@analitica.inf.br >