BRK Ambiental investe R$ 21,4 milhões para ampliação dos serviços de esgoto em Porto Ferreira

Divulgado em 31/07/2020 - 12:34 por PORTOFERREIRAHOJE

Valor empregado desde o início da concessão possibilitou diversas melhorias, entre elas, a ampliação do índice de tratamento e a construção de novas redes

 

Desde que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços, já investiu R$ 21,4 milhões somente no sistema de esgotamento sanitário. O valor possibilitou a ampliação do índice tratamento de esgoto de 3% para mais de 80% (volume médio no primeiro semestre deste ano é de 88%).

 

O avanço é fruto de melhorias feitas na cidade, dentre elas, a construção de novas redes coletoras de esgoto. Em 2011, a cidade contava com 258 quilômetros de tubulações e, hoje, são 314 quilômetros. isso representa 56 quilômetros a mais, um aumento de 22% em comparação ao início da concessão.

 

As redes coletoras de esgoto são um conjunto de tubulações que tem como objetivo levar os dejetos sanitários dos imóveis até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Fazendinha, Santa Rosa e Paulo Calisto.

 

Por meio delas, passam as águas residuárias da utilização nas residências para tomar banho, lavar os pratos e dar descarga, por exemplo, bem como os rejeitos de estabelecimentos comerciais e industriais.

 

Esse efluente é conduzido até às ETEs, onde recebe o tratamento adequado para que possa ser devolvido aos corpos d’água sem causar prejuízos para o meio ambiente.

 

“As redes coletoras de esgoto são parte essencial do processo de tratamento, porque permitem que todo o esgoto gerado seja destinado às ETEs e não seja descartado de maneira incorreta no meio ambiente, preservando os recursos hídricos. Além disso, é muito importante para preservar a saúde da população porque evita a proliferação de doenças de veiculação hídrica”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

 

Atualmente, 96% de todo o esgoto gerado em Porto Ferreira é coletado e destinados às Estações de Tratamento de Esgoto. Diariamente são 8.500 m³ de esgoto coletados que deixam de ser descartados de maneira incorreta na natureza.

 

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

 

“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, complementa o diretor.

 

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados materiais estranhos dentro das tubulações, tais como, restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente óleo e gordura.

 

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade.