SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADO DE PESQUISA SOBRE ATIVIDADES REMOTAS NA REDE DE ENSINO

Divulgado em 10/07/2020 - 07:15 por portoferreirahoje

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Porto Ferreira divulgou um relatório de monitoramento das atividades remotas devido ao momento de pandemia causado pela covid-19. A pesquisa foi feita com 30 diretores das unidades educacionais, de 3 a 19 de junho, por meio de visitas pela equipe de Divisão de Ensino.

Desde o dia 4 de maio as atividades das redes de ensino retornaram de forma remota, por meio de atividades impressas ou virtuais, com o auxílio do Facebook, Google Classroom e Whatsapp. Dessa forma, os dados coletados, para uma análise quantitativa, permitiram compreender a porcentagem de retirada e devolutiva do material preparado.

A pesquisa apresentou os dados relativos a cada um dos segmentos: creche, pré-escolas, ensino fundamental I e II e ensino médio, uma vez que cada um apresenta peculiaridades referentes às várias faixas etárias.

Observou-se que, apesar do uso dos meios digitais, a entrega impressa das atividades se aproximaram de 100%. O retorno das atividades tem apresentado a média de 80%, variando para mais ou menos, dependendo do segmento. “Diante do momento atípico que vivemos, esse percentual pode ser avaliado como muito bom”, disse a secretária Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.

No entanto, a diminuição do retorno nas últimas três semanas suscitou a necessidade de um novo estudo, agora direcionado aos pais, com o intuito de identificar as dificuldades existentes para a realização das atividades em seus lares.

Assim, na intenção de possibilitar a identificação de soluções e salientando a necessidade do monitoramento constante, além de tentar descobrir as dificuldades que um ensino remoto nos expõe e receber um retorno a respeito disso, houve a propositura do citado estudo, estando este na fase de organização das respostas postadas.

Em relação ao arquivamento das atividades dos alunos, este tem sido realizado em portfólio físico e virtual (nuvem), os quais são compostos por backups das conversas do Whatsapp, atividades impressas, fotografias e vídeos dos alunos, que possibilitam os processos de avaliação contínua dos educandos da rede de ensino.

As atividades nesse período têm se mantido de forma a garantir a continuidade e efetividade do calendário escolar, de maneira que as práticas pedagógicas estejam adaptadas e mediadas pela tecnologia, com o intuito de melhor ajudar na aprendizagem dos alunos durante esse período de pandemia mundial.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/