Brincadeiras educativas: uma alternativa divertida em tempos de isolamento social

Divulgado em 01/04/2020 - 11:01 por portoferreirahoje

Com a recomendação de reclusão em prevenção ao Coronavírus, em que escolas e creches estão fechadas, os pais estão precisando criar alternativas para manter os filhos entretidos sem sair de casa. Isso porque, nesta fase, o rompimento da rotina impacta diretamente na vida dos pequenos. E para que o desenvolvimento delas não se perca nestes dias, aprender brincando pode fazer com que elas estimulem a criatividade.

E se para ajudar a distrair os pequenos e encaixar um conteúdo educacional em seus dias em casa, fosse possível tratar de temas como a importância do saneamento na qualidade de vida e na conservação do meio ambiente ou reforçar a importância de atitudes sustentáveis para o futuro delas? No site da BRK Ambiental (www.brktransforma.com.br/interatividade), além dos conteúdos voltados aos serviços prestados, também há atividades educativas online que vão enriquecer o conhecimento das crianças de forma interativa e divertida.

Uma das opções é um quebra-cabeças “Dança da Chuva” em que o ciclo da água é mostrado como acontece na natureza, desde o momento da evaporação, no rio, passando pela chuva, captação de água, tratamento, uso humano e industrial, sua transformação em esgoto, a nova captação para mais um tratamento, e a devolução da água tratada para a natureza.

Já no “Vilões do Esgoto”, as crianças vão poder interagir com personagens como Bolinha, Mafralda, Lambuja, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete”, Camelo “Bola de Cabelo”, Viola “Sacola”, Jão “Algodão” e Durval “Fio Dental”. Como em qualquer jogo da memória é preciso memorizar as cartas para conseguir encontrar seus pares. Mas, como nenhum outro jogo da memória, esse pede a sua atenção redobrada com os Vilões do Esgoto, já qualquer resíduo descartado incorretamente causa transtorno para a qualidade de vida e saúde, além de contribuir para a poluição.

“Temos um papel importante na educação ambiental para mostrar como o saneamento básico transforma a vida das pessoas. E neste período, em especial, é uma forma das crianças continuarem aprendendo de uma forma lúdica”, destaca Fernando Mangabeira diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Além de poder brincar online, os jogos educativos também podem ser baixados gratuitamente. E no site da BRK Ambiental (www.brkambiental.com.br) também estão disponíveis outros conteúdos, como o blog “Saneamento em Pauta” com diversas informações sobre água, esgoto, saneamento, sociedade e meio ambiente.

Por Nathalia Lopes - Comunicação Regional Interior