Broco do Burro vai para a folia nesta quinta-feira depois das 20 horas

Divulgado em 20/02/2020 - 17:06 por portoferreirahoje

O tradicional Bróco do Burro vai para a folia de Momo nesta quinta-feira, 20, a partir das 20 horas, com aquela figura que alegra pessoas de todas as idades e com os figurantes que são um espetáculo à parte.

Depois da saída do cordão Viúvas do Fininho, no último sábado, 15, será a vez do bloco mais debochado de Porto Ferreira tomar conta do Carnaval de rua.

O bloco – denominado erroneamente pelos próprios componentes – é um típico bloco dos sujos no qual o improviso e a desorganização são a tônica.O grupo de foliões vestem fantasias improvisadas, ou mesmo de roupa comum, ao som da bateria de um bloco tradicionale de instrumentos também improvisados, cantando e sambando marchinhas carnavalescas e sambas-enredo das escolas de samba.

O Bróco do Burro satiriza a política com dizeres na camiseta vendida no QG, sempre em tom de ironia e deboche, com a marca do humor brasileiro. O mote do bloco mais característico, cantado em uníssono, sempre será: “Um, dois, três, quatro, cinco mil, sorta o burro...pqp”.

Não há comprovação sobre a inspiração dos primeiros foliões a montarem a figura do burro para o Carnaval. Porém, na Idade Média, havia Além disso, havia uma celebração que tinha seu início com a escolha de um asno que deveria ser adornado com tecidos nobres.

Durante cada momento da festa, os participantes acompanhavam os momentos da celebração emitindo o urro de um asno em lugar do tradicional “assim seja”. Durante essa situação cômica, as qualidades do animal eram exaltadas e uma vida longa e farta lhe eram desejadas, como se o pobre animal fosse uma elevada autoridade.