BRK Ambiental realiza inspeções contra fraudes e recupera 11 milhões litros de água em Porto Ferreir

Divulgado em 20/02/2020 - 15:27 por portoferreirahoje

Concessionária realizou 1.352 vistorias e identificou irregularidades em 319 pontos

 

No ano de 2019, 1.352 vistorias foram realizadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, com o objetivo de identificar fraudes nos hidrômetros. Do total das vistorias realizadas, em 319 foram detectadas irregularidades o que representa 23,5% do total.

 

“Com o combate às irregularidades, conseguimos recuperar 11 milhões de litros de água para o município. É mais disponibilidade de água para toda a população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

 

As vistorias são realizadas por agentes comerciais da concessionária que, durante o ciclo da leitura, fazem uma análise visual para constatação de possíveis irregularidades nos hidrômetros. Além disso, quando o sistema aponta variações de consumo uma equipe vai até o local para verificar. “Todas as nossas equipes estão capacitadas para localizar possíveis irregularidades”, complementa Mangabeira.

 

A partir da identificação da fraude, a concessionária aplica as sanções do decreto 48/2015 da Prefeitura do Município de Porto Ferreira, que prevê o corte da ligação e a entrega de um Termo de Compensação Administrativa, que pode ser convertida em multa, com valor que varia de acordo com a categoria dos imóveis.

 

Além disso, em caso de danos ao hidrômetro, o custo de substituição também é cobrado do consumidor, que é obrigado a regularizar as instalações hidráulicas do imóvel com o novo padrão de ligação.

 

“As fraudes geram prejuízos para todos os clientes. Elas são realizadas de forma precária e podem ocasionar grandes vazamentos e, por não serem tarifadas, o consumo pode ocorrer sem consciência. O resultado é o desperdício de água. Além disso, o cliente que realiza a fraude pode ter sua água contaminada pelo dispositivo que ele utilizou para interferir no hidrômetro”, complementa o diretor.

 

O trabalho de combate às fraudes ocorre ao longo de todo o ano com o objetivo de garantir a distribuição e a qualidade da água a todos os moradores da cidade. A concessionária está à disposição dos clientes por meio dos canais de atendimento, como o telefone 0800 771 0001, site, redes sociais e aplicativo.