AVENIDA ASSAD TAIAR COMEÇA A RECEBER OBRAS DE CANTEIRO CENTRAL, COM FOCO NA SEGURANÇA

Divulgado em 17/01/2020 - 07:20 por portoferreirahoje

As Secretarias de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana iniciaram na quarta-feira (15/01) as obras de construção de canteiro central na avenida Comendador Assad Taiar, que recebeu recapeamento e alargamento do seu leito no final de 2018.

As obras do canteiro central encerram as benfeitorias de um convênio que o município assinou com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em 2018, no valor de R$ 644 mil, que contemplou várias intervenções de mobilidade urbana dentro do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os recursos foram intermediados pelo então deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), atual secretário estadual de Desenvolvimento Regional.

Antes da revitalização, a avenida era um dos locais com maiores índices de acidentes de trânsito, inclusive com vítimas fatais. Portanto, as intervenções como o recapeamento, o alargamento da vida (readequação geométrica), a construção de passeios públicos, de redutores de velocidade, a sinalização e, agora, o canteiro central, visam principalmente permitir a fluidez do trânsito com segurança.

A largura da faixa de rolamento da avenida Assad Taiar é de 5 metros (cada lado do canteiro). Em alguns pontos, há o estreitamento de uma faixa e alargamento no outro sentido, para permitir conversões.

A largura da faixa de rolamento em cada sentido deve ser acrescida ainda em 30 cm, correspondente à sarjeta para escoamento de água. Embora não se transite sobre a sarjeta, é uma medida que pode ser utilizada para parada de veículo que apresente alguma pane.

Os veículos de quatro rodas apresentam largura entre 1,90 e 2 metros. A carroceria de um caminhão pode chegar a 2,60 metros. Portanto, é possível a circulação de dois veículos lado a lado em boa parte da avenida.

A velocidade máxima permitida para a avenida será de 40 km/h ou 50 km/h em alguns trechos, sempre privilegiando a segurança.

Durante a execução das obras do canteiro está sendo implantada sinalização específica, indicando a necessidade de redobrar a atenção no trecho. Uma equipe de sinalização da SMU ficará de plantão para orientação e implantação de sistema de ‘pare-e-siga’, se necessário. Mas, sem interdição total de vias.

A Prefeitura de Porto Ferreira solicita aos usuários da avenida, importante ligação com a Região Leste, que redobrem a atenção à sinalização de trânsito, que respeitem as determinações dos agentes de trânsito que estarão presentes para orientação do fluxo e que, sempre que possível, antecipem o horário de saída para o trabalho.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte:https://www.portoferreira.sp.gov.br/