Vereador desmente Prefeitura e afirma que houve sim reunião sobre extinção de salas na Emef do Gonso

Divulgado em 13/11/2019 - 13:00 por portoferreirahoje

A verdade tarda, mas não falha. E a mentira tem perna curta. O caso da Emef “Professor José Gonso” agitou os bastidores políticos desde o início desta semana e se tornou um rastilho de pólvora nas redes sociais na semana passada.

As postagens davam conta que haveria a extinção de duas sextas séries e, posteriormente, o fim de todas as classes do Ensino Fundamental-2 na instituição. As mães dos alunos e os educadores mobilizaram-se e encontraram, no vereador Sérgio Oliveira, o apoio que precisavam.

Percebendo a movimentação e a medida impopular, o prefeito Rômulo determinou que fossa publicada uma nota na qual garantiu para o ano que vem as classes da 6ª Série. O ponto principal desse caso é que o prefeito foi obrigado a recuar com medo de desgaste político.

A nota oficial publicada no site oficial da Prefeitura, portanto, não condiz com a verdade e os fatos demonstra que alguém está mentindo, e nesse caso não são as redes sociais, nem as mães e nem as professoras.

Na manhã de terça-feira, 12, em texto distribuído aos veículos de comunicação, a Secretaria de Educação desmentiu o boato de fechamento de salas de aula na Emef “Professor José Gonso”. A nota oficial informou que: “não haverá fechamento de salas (...) para o ano letivo de 2020”.

“A unidade continuará contando com quatro salas de 6º ano, três de 7º ano, três de 8º ano e três de 9º ano. Perfazendo, portanto, um total de 13 salas, atendendo pela rede de geolocalização (rede física) os alunos provenientes dos bairros Jardim Aeroporto, Jardim e Recanto Bela Vista, Jardim Santa Rosa I e II, Parque dos Laranjais, Recreio Aeroporto, Alto do Serra D’água e Parque Lagoa Serena”, explicou a nota.

Entretanto, o site Porto Ferreira Hoje procurou o vereador Professor Sérgio de Oliveira na noite de quarta-feira, 12, para entender o motivo de seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal na última segunda-feira, 11.

A resposta foi enfática. “Fui procurado por alguns pais que ficaram sabendo sobre o fechamento... alguns professores também me procuraram, aí fiz o requerimento”, escreveu o vereador no WhattAspp.

Segundo ele, na quarta feira retrasada, a Secretaria de Educação teve uma reunião com os docentes do Gonso para falar sobre esse assunto, e ficaram de ver se conseguiam reverter a decisão.

“Diante da repercussão eles soltaram uma nota dizendo que não ia fechar, que tinha sido boato, boato nada, fizeram reuniões com os professores na quarta feira retrasada”, destacou o Professor Sérgio de Oliveira.