BRK Ambiental leva conhecimento sobre saneamento e recebe cerca de 80 estudantes!

Divulgado em 23/09/2019 - 09:21 por portoferreirahoje

BRK Ambiental leva conhecimento sobre saneamento e recebe cerca de 80 estudantes na ETA de Porto Ferreira

 

Palestras aconteceram ao longo do mês de setembro

 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, apresentou para 82 estudantes e professores da cidade conhecimentos sobre saneamento básico. Alunos do 5º ano das escolas municipais, EMEF Agostinho Garcia e EMEF Noraide Mariano participaram do Programa Portas Abertas da concessionária ao longo do mês de setembro.

 

Eles puderam conhecer e aprender sobre o sistema de abastecimento de água do município, as etapas para a produção da água que é distribuída, desde a captação, tratamento, reservação e distribuição.

 

Os alunos visitaram a ETA, estação de tratamento de água de Porto Ferreira, e viram de perto como funcionam os processos. “Dividimos a visita em duas etapas: após a palestra em sala de aula, os alunos caminharam entre os tanques de tratamento, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, desde a chegada da água em estado bruto do rio até a sua saída, potável e pronta para consumo”, explica Karina Pereira, da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental.



Eles também receberam informações sobre o sistema de esgotamento sanitário, contemplando a coleta, afastamento, tratamento do efluente e sobre o lixo jogado indevidamente na rede de esgoto.

 

Durante as apresentações, nossa equipe esclarece todas as dúvidas dos alunos e são muitas. “Os alunos sempre perguntam sobre água branca, água amarela, porque tem o hidrômetro em todas as casas, o que é aquela tampa redonda de ferro no meio da rua, para onde vai a água da chuva, quantos metros de profundidade tem o tanque de tratamento da ETA, quantos litros de água tem nos reservatórios, entre outras. São questões que explico durante a apresentação e eles sempre ficam surpresos com as respostas, e felizes por entender como funciona na prática a estação de tratamento de água”, ressalta Karina.

 

 

O objetivo é disseminar informações sobre o saneamento básico da cidade. “Esse contato com os alunos é importante para que eles saibam como funciona o processo de tratamento e distribuição de água e o sistema de esgotamento sanitário. Assim, eles podem passar as informações para familiares e amigos”, complementa Karina.

 

A expectativa é que uma escola participe do projeto Portas Abertas no mês de outubro e conheçam de perto esse processo.

Portas Abertas

O programa faz parte do cronograma de ações do Projeto Técnico Socioambiental (PTS), financiado pela Caixa Econômica Federal. É desenvolvido para alunos do 5º ano das escolas municipais e, desde seu início em 2013, já contou com a participação de 4 mil estudantes. Em 2019 a expectativa é que cerca de 600 alunos da rede municipal participem das atividades.

Escolas estaduais, particulares, técnicas e faculdades também podem participar. Caso tenham interesse no programa podem solicitar a participação por meio do e-mail: kpereira@brkambiental.com.br.target="_blank">kpereira@brkambiental.com.br.>