SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO SE ENCERRA HOJE, SÁBADO (21/09), COM AÇÃO NA ÁREA CENTRAL

Divulgado em 21/09/2019 - 00:04 por portoferreirahoje

Sob o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a Prefeitura de Porto Ferreira vem realizando esta semana diversas atividades em comemoração à Semana Nacional do Trânsito.

O encerramento das atividades será neste sábado (21/09), quando ações serão desenvolvidas no centro da cidade, envolvendo o público, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre a necessidade de praticar determinadas condutas no trânsito. As chamadas “ações de empatia” terão a participação de alunos da Escola de Teatro da Secretaria de Cultura, além de forças policiais.

Os eventos da Semana Nacional do Trânsito envolveram a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura, o Sest/Senat e a Polícia Militar, com o apoio das Secretarias de Educação, Saúde e Cultura, Seção de Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal.

As atividades se iniciam no segunda-feira (16) com um bloqueio educativo próximo à estação rodoviária, com o objetivo de abordar os condutores de ônibus de passageiros, levando informações sobre trânsito e saúde do motorista.

Na terça e quinta-feira (17 e 19) foram realizadas blitze educativas em ruas da cidade, com o apoio de estudantes da rede municipal de ensino. Neste ano, foi distribuído aos motoristas um jornalzinho com informações sobre sinalização de trânsito, mensagens aos motociclistas, pedestres, ciclistas e usuários de transporte escolar, histórias em quadrinhos, páginas para colorir.

Na quarta-feira (18), a blitz foi para distribuição de material educativo pelas forças de segurança do município.

Além dessas ações, diversas palestras foram ministradas pelos profissionais que integram a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e o Sest/Senat em empresas e escolas, levando ao público reflexões sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, estimulando os condutores de ônibus, vans, caminhões, automóveis, motocicletas ou bicicletas e aos pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro.

Mortes

Os acidentes de trânsito são um dos maiores problemas enfrentados no mundo. São mais de 1,3 milhão de mortes por ano no mundo em razão dos acidentes de trânsito (quase 3,6 mil mortes diárias) e em torno de 50 milhões de feridos por ano, muitos ficando com incapacidade física, mental ou com sequelas psicológicas graves, que impedem uma vida normal.

No Brasil, estima-se que os acidentes de trânsito custam cerca de R$ 42,1 bilhões por ano, envolvendo despesas médico-hospitalar, tratamento e reabilitação das vítimas, perdas materiais, perdas de dias de trabalho, pensões e aposentadorias precoces.

Mas, ainda maior é o custo humano e social. Não dá para mensurar o impacto financeiro causado pelo sofrimento físico e psicológico das vítimas e dos familiares, pelas doenças de natureza psicológica que atingem as vítimas e seus familiares, como a depressão, a perda da qualidade de vida, a desestruturação econômica das famílias e o distanciamento de entes queridos em razão do tratamento hospitalar ou morte.

O Brasil é um dos países que apresentam graves problemas relativos ao trânsito, pois apresenta um índice de 18,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes, mais alto do que o México, Argentina e Chile e muito maior do que países como a Suécia e o Japão.

“O lugar mais perigoso em que você pode estar no Brasil é dentro de um carro em movimento”.

Mas por que isso acontece?

A maior parte dos acidentes acontece porque as leis e as regras da direção defensiva não são observadas.

• Por que motivo não estacionamos o veículo para utilizarmos o telefone celular?

• Por que motivo dirigimos com apenas uma das mãos no volante?

• Por que motivo não respeitamos a sinalização de trânsito, excedendo a velocidade?

• Por que motivo não utilizamos o cinto de segurança, seja na condição de motorista, seja na condição de passageiro?

• Por que não conduzimos nossas crianças utilizando os dispositivos de segurança corretos?

• Por que motivo não dirigimos defensivamente?

• Por que motivo não somos educados e não agimos com cortesia no trânsito?

“Todo acidente é causado, ele nunca, simplesmente, acontece”.

O que devemos fazer: respeitar as leis de trânsito e dirigir defensivamente, ou seja, evitando acidentes, mesmo diante de condições adversas ou ações incorretas de outros motoristas ou pedestres.

E é preciso que todos, motoristas e pedestres, reflitam sobre esses problemas e façam, definitivamente, uma opção por um trânsito mais seguro.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br