SEMANA EDUCACIONAL CULTURAL LOURENÇO FILHO COMEÇA NESTA SEGUNDA DIA 26

Divulgado em 25/08/2019 - 11:00 por portoferreirahoje

Nesta semana a Secretaria de Cultura de Porto Ferreira realiza, em conjunto com a Secretaria de Educação, a Semana Educacional Cultural Lourenço Filho, que é oriunda da Lei Municipal nº 3.390, de 4 de outubro de 2017.

A atividade acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto (segunda a quarta-feira) e contará com palestra sobre o educador ferreirense. As ações serão realizas no Anfiteatro Isaltino Casemiro, às 19h30, com a seguinte programação:


  • 26/08 (segunda-feira) - Miguel Bragioni – “Lourenço Filho e sua história em Porto Ferreira”.

  • 27/08 (terça-feira) - Érica Tangerino – “Lourenço Filho, um ferreirense, idealizador da Educação Nova e Mestre das Américas”.

  • 28/08 (quarta-feira) - Alexandre Barros – “História Social na obra de Lourenço Filho”.

Lourenço Filho

Nascido em 10 de março de 1897 na cidade de Porto Ferreira (SP), Manoel Bérgstrom Lourenço Filho optou pela carreira do magistério, abandonando o segundo ano de Medicina. Na sua trajetória enquanto docente desfrutou da prática administrativa e organizacional dirigindo a reforma da instrução pública no Ceará (1922-1923) e em São Paulo (1931-1932). Na década de 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro, exercendo funções de chefe de gabinete do ministro da Educação Francisco Campos. Durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal dirigiu o Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

Foi diretor da Escola de Professores no Distrito Federal e do Inep, que então denominava-se Instituto Nacional de Pedagogia. Desenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula. Foi um dos precursores no estudo e publicações no âmbito da Escola Nova, com o livro Introdução ao estudo da Escola Nova, no fim da década de 30. Como docente lecionou disciplinas ligadas à Psicologia e à Pedagogia.

O estudioso desenvolveu seus escritos na vivência da administração e organização do ensino em diversas localidades brasileiras, portanto, se tornou um grande conhecedor da principal ferramenta educacional, a escola. Ele a definia como sendo uma sede com clientela específica de alunos, elementos docentes próprios, e, enfim, atividades prefixadas, segundo o ensino que ministre, seus horários e programas. Fosse à escola pública ou particular essa estrutura seria a mesma, pois, deveria estar adaptada às peculiaridades do trato educacional.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br