VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DIVULGA INFORMAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Divulgado em 21/08/2019 - 07:00 por portoferreirahoje

Com o aumento no número de casos de sarampo no Estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira vem a público divulgar informações e orientações para o combate à doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratória, transmitida através da fala, tosse e espirro do indivíduo infectado.

Os sintomas são febre alta; exantema pelo corpo (manchas vermelhas), que na maioria das vezes se inicia pelo rosto; coriza (nariz escorrendo); tosse; conjuntivite não purulenta; manchas de Koplik (pequenas manchas brancas na boca).

A única prevenção é com a vacinação, a vacina SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola), em crianças a partir de 1 ano de idade, conforme calendário do Ministério da Saúde.

A orientação do Ministério da Saúde é que crianças que irão se locomover para áreas onde houve a confirmação da doença sejam vacinadas a partir de 6 meses completos, no período de 15 dias antes da viagem.

Municípios como Araras, São Carlos, Rio Claro e Ribeirão Preto, próximos a Porto Ferreira, já confirmaram a circulação do vírus do sarampo. Então, se crianças menores de 1 ano precisam se locomover a passeios, consultas etc. nessas cidades, elas necessitam da imunização aos 6 meses de idade.

Apresentando sintomas, deve ser procurada a Unidade de Saúde o mais rápido possível.

Esquema de vacinação:


  • Até 29 anos: tem que ter duas doses de vacina comprovadas em carteirinha;

  • 30 a 59 anos: tem que ter uma dose da vacina;

  • Profissionais da Saúde: duas doses, independentemente da idade.

  • Nascidos antes de 1960: não tem indicação.

Procure uma Unidade de Saúde para avaliação de sua carteirinha.

Informações: (19) 3585-1634 – Unidade da Criança.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br