SERVIDORES DO PAÇO MUNICIPAL RECEBEM CANECA PARA EVITAR USO DE COPO PLÁSTICO

Divulgado em 15/06/2019 - 06:55 por portoferreirahoje

Esta semana servidores públicos municipais que atuam no Paço Municipal receberam canecas de plástico dentro do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do qual a Prefeitura de Porto Ferreira é signatária.

O objetivo da distribuição é fazer com que os funcionários do local evitem o uso de copos plásticos e utilizem a caneca, contribuindo assim com a sustentabilidade e o meio ambiente.

O prefeito Rômulo Rippa recebeu a sua caneca de representantes da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, que fizeram a distribuição, entre eles o secretário Thiago Terassi e membros da Divisão de Meio Ambiente.

“A sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P. Assim, este é mais um passo no sentido da preservação”, disse o prefeito Rômulo Rippa.

As canecas foram custeadas pela empresa Encom, contratada pela Prefeitura para os serviços de limpeza pública.

Além da entrega de canecas, outras ações já foram tomadas pela Prefeitura, como o início do programa de coleta seletiva, um plano municipal de gestão de resíduos sólidos e o manual de compras sustentáveis.

 

O que é

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Mas a adesão ao Programa é cada vez maior, porque adotar uma agenda ambiental é uma exigência dos tempos modernos, quando a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. O que fazer para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda? Usar de forma racional os recursos naturais.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br/