"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades 2019" – XVII

Divulgado em 14/06/2019 - 10:00 por portoferreirahoje

Inicialmente pedidos desculpas aos nossos internautas que acompanham essa coluna, por problemas administrativos e técnicos ficamos sem a coluna por algumas semanas, além disso, estamos reestruturando o espaço e buscando aumentar o quadro de colaboradores.  Agradecemos os colaboradores, que mesmo com a falta de publicações nessas últimas semanas, tem entrado em contato conosco e mostrando-se dispostos a continuarem alimentando a coluna

Obras viárias I – Ponte sobre o Santa Rosa

Trata-se do assunto mais importante dos últimos 15 dias da política ferreirense. A decisão principal foi tomada no tocante a localização “da Ponte” sobre o rio Santa Rosa ligando o bairro Santa Luzia e Jardim Aeroporto. A decisão ocorreu após estudos e conforme divulgado por todas as partes envolvidas, o critério técnico foi preponderante na decisão da localização dessa importante ligação viária entre as regiões Sudeste e Leste da área urbana de Porto Ferreira.

Obras viárias II – empréstimo I

O executivo elaborou um mega Projeto de Obras Viárias e de Infraestrutura para a cidade. Para viabilizar sua execução o Prefeito Rômulo solicitou, através de um PL, autorização da Câmara para que a Prefeitura possa fazer um empréstimo junto a Caixa Federal no Valor de R$ 26 milhões de reais.

Veja notícia sobre o assunto acessando https://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2019/06/12/prefeito-e-vereadores-fizeram-reuniao-sobre-o-financiamento-solicitado-pelo-projeto-de-lei-no-22/

Obras viárias III – empréstimo II

Como se diz na gíria popular, “... agora a bola está com os vereadores...”. Discussões estão ocorrendo oficialmente e extra-oficialmente, parece que a situação não está bem resolvida ainda, pode haver resistência por parte de alguns vereadores para aprovação desse empréstimo

Obras viárias III – empréstimo III

Presente, Futuro Próximo e futuro mais Longínquo. O empréstimo tem que ser analisado levando em conta esses princípios de tempo, as paixões políticas partidárias devem ser deixadas de lado, interesses individuais de curto e médio prazos não podem influenciar a decisão. Apesar “...da bola estar com os vereadores...”, quem pagará pelo sucesso ou insucesso desse Projeto de Lei será o contribuinte ferreirense, especialmente os mais pobres com: mobilidade urbana mais rápida ou com mais morosidade, aumento de impostos e dificuldades na prestação dos serviços públicos de Saúde, Limpeza Pública e demandas sociais.

Obras viárias III – empréstimo IV

Dependendo da decisão tomada pelos vereadores, esse mega Projeto de Obras Viárias e de Infraestrutura deixará custos para a população ferreirense para os os próximos 10 anos, ou seja entre  2020 e 2030. Perguntas:

Existe outra alternativa econômica fora empréstimos?

São necessárias eurgentes todas essas obras para 2020?

Os juros dos empréstimos no futuro próximo, devido a política econômica federal, não serão mais baixos?

Fazer recape nos bairros com dinheiro de empréstimos é válido, ou, é melhor buscar emendas parlamentares?

A arrecadação mensal atual é suficiente para suportar o pagamento mensal das parcelas desse empréstimo?

Como ficará os investimentos na Saúde, só o mínimo exigido por Lei? 

A cidade terá dinheiro fazer/pagar a manutenção de suas vias públicas no período do pagamento das parcelas, ou ocorrerá um descalabro nos serviços prestados?

Haverá aumento de impostos para os contribuientes ferreirenses?

Quais grupos sociais-ecônomicos serão os mais beneficiados com esses investimentos?

 

 

O portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site .

 Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.