EDUCAÇÃO PROMOVE PALESTRA SOBRE ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Divulgado em 24/05/2019 - 09:10 por portoferreirahoje

No último dia 14 de maio a Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Porto Ferreira realizou o encontro de formação aos profissionais atuantes no município sobre o tema “Reflexões e práticas pedagógicas no atendimento de crianças com transtorno do espectro do autismo na escola”, oferecido para os segmentos de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e acompanhantes.

O encontro recebeu as profissionais Amanda Cristina dos Santos Pereira, educadora especial, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Atraso no Desenvolvimento, mestre em Educação Especial, doutoranda em Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Juliana de Fátima Lopes de Moraes, terapeuta ocupacional pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Terapia Ocupacional, especializanda em Análise do Comportamento Aplicada (UFSCar); e Isabel Aparecida dos Santos Martinez, pedagoga, psicopedagoga Clínica e Institucional, especialista em Psicanálise, especialista em Neuropedagogia voltada a educação, pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep).

A abertura, acolhida e encerramento deste encontro formativo foi realizado pela professora Cláudia Regina Lopes Aguiar, secretária de Educação, que de perto acompanha o andamento do ciclo de formações referente ao primeiro semestre de 2019.

As responsáveis pela programação da palestra foram a chefe de Seção de Suporte e Inclusão Educacional, professora Tarsila Torte de Mello, e a coordenadora de Educação Infantil, professora Janice Antonini Montalvão, com o apoio da equipe de Divisão de Ensino. O encontro foi realizado no Anfiteatro Isaltino Casemiro.

A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vivenciada nas escolas de ensino regular requer a superação de vários desafios, dentre eles as barreiras atitudinais. Desta forma, o objetivo do encontro foi de ampliar os conhecimentos dos profissionais da educação, proporcionando um momento de reflexão e autoavaliação da prática pedagógica.

Os assuntos abordados foram: o conceito do Transtorno do Espectro Autista diante do diagnóstico (CID 10/11 e DSM-V); níveis de comprometimento; comorbidades; fatores de risco; sinais precoces, considerando o desenvolvimento; tratamentos; a atuação do profissional terapeuta ocupacional, psicopedagoga e professores de Educação Especial, considerando a inclusão escolar e a relação família – escola – profissionais.

O objetivo deste encontro foi a oferta de conhecimento aos profissionais da educação em relação a temática Transtorno do Espectro do Autismo e o Ensino Colaborativo, com as quais puderam se apropriar de informações que certamente contribuirão com a didática e as ações concretizadas diariamente nas unidades educacionais, visando a garantia de um processo de aprendizagem que respeite as singularidades de cada sujeito, além de minimizar as barreiras atitudinais presentes em nossa atualidade.

A equipe da Secretaria de Educação agradece a presença de todos os profissionais.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br