PORTO FERREIRA ADERE À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)

Divulgado em 18/04/2019 - 08:05 por portoferreirahoje

A Prefeitura de Porto Ferreira assinou este ano um termo de adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Governo Federal.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Mas a adesão ao Programa é cada vez maior, porque adotar uma agenda ambiental é uma exigência dos tempos modernos, quando a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. O que fazer para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda? Usar de forma racional os recursos naturais.

“A sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P. Assim, este é mais um passo no sentido da preservação adotado pela nossa Divisão de Meio Ambiente”, disse o prefeito Rômulo Rippa.

Entre as ações previstas, algumas já foram tomadas pela Prefeitura, como o início do programa de coleta seletiva, um plano municipal de gestão de resíduos sólidos, manual de compras sustentáveis, entre outras.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br