Gideon dos Santos questiona Educação sobre monitor de ônibus

Divulgado em 17/04/2019 - 15:33 por portoferreirahoje

O vereador Gideon dos Santos apresentou na 7ª Sessão Ordinária, no início de março, o Requerimento nº 67/2019 solicitando informações referentes a monitores de alunos no transporte escolar realizado no município. Desde então, o vereador vem buscando soluções para a implantação de monitores nos ônibus escolares da Prefeitura.

Em discurso na sessão, o vereador declarou que o requerimento foi formulado diante de questionamentos de pais de alunos transportados pela Prefeitura. “O transporte escolar feito pela Prefeitura Municipal tem seu motorista capacitado que sofre um pouco com seu trabalho porque está sendo responsável por 40, 42 crianças sozinho, sem um monitor para tomar conta dessas crianças.”

Segundo o vereador, os pais justificam que a empresa terceirizada, LN Transportes, contratada pela Prefeitura possui os monitores nos ônibus. “E os pais se preocupam também porque o transporte da Prefeitura não coloca esses monitores. Entendo que não temos esse cargo na Prefeitura, de monitores do transporte escolar, mas essa Câmara está disposta a ajudar”, apontou Gideon dos Santos.

“A preocupação não é só desse vereador, a preocupação é de todos os vereadores e de vários pais de alunos que colocam de manhã seus filhos no transporte público para virem para a escola e ficam preocupados com o percurso que é feito por esse transporte”, declarou o vereador.

Para Gideon dos Santos, a inserção de monitores é de extrema importância. “Segurança no trânsito nós sempre estamos pedindo. Nós sabemos do problema que é o nosso trânsito em Porto Ferreira, complicado do jeito que é e o motorista do transporte escolar da Prefeitura sozinho tendo que cuidar das crianças e lidar com o trânsito caótico do nosso município. Pedimos sim melhorias no trânsito e melhorias para o transporte dos nosso pequenos”, concluiu o parlamentar.

A secretária de Educação do município, Claudia Aguiar, enviou resposta ao requerimento, no final de março, afirmando que o tema tem a atenção da Secretaria de Educação e que estão trabalhando para disponibilizar a monitoria na integralidade do sistema de transporte escolar.

“Com relação ao transporte realizado pela frota própria, a Administração Municipal prima pela busca de soluções diante das limitações operacionais e logísticas existentes”, citando que estão analisando os resultados de uma forma de monitoria em duas linhas do transporte escolar.

Uma das alternativas apontadas pela secretária seria a realização de uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para a contratação de estagiários capacitados para atuar como monitores no transporte escolar.

Diante da resposta e de um novo requerimento (Requerimento nº 106/2019) apresentado pelo vereador Ismael da Silva (PP) na 12ª Sessão Ordinária, o vereador Gideon dos Santos voltou à tribuna para falar sobre o assunto. “A Secretaria de Educação nos respondeu que estava fazendo testes em duas linhas do transporte escolar. O vereador Ismael foi in loco e eu também fui in loco acompanhar como estava sendo o trabalho dos monitores e vimos que temos ainda bastante linha sem nenhum monitor”, informou o parlamentar.

“Na resposta do requerimento veio que seria contratado alguns estagiários pelo CIEE para que fizessem esse trabalho, mas há uma preocupação entre os vereadores de qual seria a formação necessária para ser monitor de crianças”, indagou Gideon dos Santos.

Para o vereador, ainda há algumas interrogações sobre o assunto. “Quais seriam esses estagiários contratado? Seriam estudantes de pedagogia? Será que um estudante de pedagogia iria querer cuidar de crianças em um ônibus? Será que um estudante de outro curso gostaria de ser monitor de transporte escolar para o município de Porto Ferreira?”, questionou o vereador.

Gideon dos Santos foi até o prefeito Rômulo Rippa para conversar sobre o assunto. “Conversando com o prefeito, o vereador Ismael também o procurou, porque a nossa função é procurar o prefeito para termos um bom atendimento ao munícipe, veio a resposta de que seria feita uma licitação”, comunicou o parlamentar.

“Enquanto isso, acho o melhor caminho terceirizar os monitores porque precisamos deles com urgência. Muitos pais estão preocupados com seus filhos menores dentro dos ônibus. Nós sabemos que muitas vezes o ônibus não é ruim, mas sabemos que o trânsito de Porto Ferreira é um trânsito difícil de se andar”, ressaltou Gideon dos Santos.

 O parlamentar pediu agilidade no processo de contratação dos monitores. “Porque não é o meu filho, mas são os filhos da nossa cidade, os filhos que serão o futuro munícipe, o futuro colaborador dos impostos, das contribuições para a nossa cidade. Pedimos agilidade nesse processo para que possamos ter uma rápida atenção, principalmente aos pais que estão em casa preocupados com os seus filhos nos transportes públicos de Porto Ferreira”, finalizou o vereador.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira