JÁ EM OPERAÇÃO, ENTENDA COMO FUNCIONA O VÍDEO-MONITORAMENTO E CONTROLE DE TRÁFEGO NA PONTE METÁLICA

Divulgado em 22/03/2019 - 08:05 por portoferreirahoje

Após ajustes e fase de treinamento de servidores, já está em plena operação o equipamento de vídeo-monitoramento e controle de tráfego instalado no final do ano na região da centenária ponte metálica João Inácio Ferreira, sobre o rio Moji-Guaçu, um dos cartões postais da cidade.

O equipamento tem como objetivo evitar o trânsito de veículos pesados no local, uma vez que outras alternativas colocadas em prática nos últimos anos, como limitadores de altura, sinalização vertical e de advertência, não surtiram os efeitos desejados. Principalmente por bloquearem também veículos de resgate do Corpo de Bombeiros.

Na primeira quinzena de março, por exemplo, foram lavradas seis multas em veículos de grande porte que desrespeitaram a sinalização e cruzaram a ponte. O número é considerado baixo pela Seção de Mobilidade Urbana, em relação ao número de veículos que circulam no local diariamente, o que comprovaria a eficácia do novo sistema.

O vídeo-monitoramento é composto por duas câmeras, que estão localizadas a alguns metros da ponte, instaladas nos dois sentidos de direção. Elas podem autuar qualquer veículo que se encaixe na categoria de caminhões ou ônibus acima de 10 toneladas.

O monitoramento pelas câmeras é registrado 24 horas por dia e a Guarda Civil Municipal é o órgão responsável pelo acompanhamento das imagens, que poderão ser consultadas e, em caso de observação de irregularidade, autuará motoristas/veículos.

Os infratores serão penalizados com multa de R$ 130,16, conforme estabelece o artigo 187 do Código Brasileiro de Trânsito.

O peso pode ser identificado pelo porte do veículo. Com os GCMs analisando as imagens, saberão o modelo e se ele está acima ou abaixo do limite permitido. Também está sendo providenciada a identificação visual (placas) para que seja implantada no local para reforçar os alertas e orientação.

O equipamento de vídeo-monitoramento de controle de tráfego foi adquirido com parte de uma emenda de R$ 50 mil ao orçamento municipal, de autoria do vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PSDB).

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br