Pesquisas e Ciências: Roupas com nanotecnologia controlam calor e odor e repelem insetos

Divulgado em 20/03/2019 - 08:30 por portoferreirahoje

No próximo verão, indústrias têxteis devem levar ao mercado tecidos funcionais, capazes de reter menos calor, controlar o odor do suor, proteger contra o Sol e contra mosquitos como o Aedes aegypti – vetor da dengue, da febre amarela, da chikungunya e do vírus zika. 

Algumas peças de vestuário com essas funcionalidades usam tecnologias desenvolvidas pela Nanox – uma empresa apoiada pelo Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e nascida no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. 

A empresa desenvolve, em parceria com indústrias têxteis, tecidos com partículas em escala nanométrica (bilionésima parte do metro) com diferentes propriedades. Entre elas, a de controlar microrganismos causadores de maus odores, de refletir a radiação eletromagnética do Sol e de liberar de modo controlado repelentes e inseticidas.

 

Veja mais acessando: http://www.planetauniversitario.com/index.php/ciencia-e-tecnologia-mainmenu-75/38528-roupas-com-nanotecnologia-controlam-calor-e-odor-e-repelem-insetos?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PlanetaUniversitario+%28Planeta+Universit%C3%A1rio%29

Fonte: http://agencia.fapesp.br/inicial/  e  http://www.planetauniversitario.com