Pirassununga: Servidores suspenderam coleta de lixo devidos às péssimas condições de trabalho

Divulgado em 19/03/2019 - 09:00 por portoferreirahoje

O serviço de coleta de lixo domicilar em Pirassununga foi suspenso na tarde de ontem ( segunda-feira) pelos coletores devido à falta de equipamentos de segurança.

Segundo o sindicato da categoria, o serviço será normalizado assim que luvas e botas forem fornecidos aos servidores pela prefeitura.

Nota do Sindicato

O Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga informa à população que os serviços de coleta estão suspensos.

A interrupção dos serviços ocorre em virtude da falta de entrega, por parte da Prefeitura Municipal, de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s aos coletores de lixo. Essa situação expõe os funcionários a grave e iminente risco à saúde e à integridade física, tornando a interrupção das suas atividades uma medida extremamente urgente e necessária.

Há mais de três meses, os funcionários têm tentado, sem sucesso, que a Prefeitura Municipal lhes forneça os equipamentos básicos de proteção individual, tais como luvas e botinas. Para que os serviços não fossem interrompidos, alguns coletores chegaram a fazer coleta de lixo sem a utilização de luvas, e um deles acabou se ferindo.

Diante dos fatos, nos últimos dez dias, o Sindicato protocolou dois requerimentos na Prefeitura, solicitando a imediata regularização do fornecimento dos EPI’s, alertando sobre os riscos que os funcionários corriam e as sanções às quais o Governo Municipal estaria sujeito, inclusive com a possibilidade de suspensão das atividades dos coletores. Contudo, mesmo ciente de toda essa situação, até o momento, a Prefeitura não solucionou a questão.

Por todas as razões expostas e em consonância com a legislação pátria, em especial às Normas Regulamentadoras - NR’s, relativas à segurança e medicina do trabalho, os Coletores de Lixo e o Sindicato, conjuntamente, decidiram pela interrupção dos serviços de coleta de lixo no município de Pirassununga, até que a Prefeitura Municipal tome as devidas providências, de modo a garantir o imediato fornecimento de EPI’s a todos os servidores.

Por fim, lamentamos pelos transtornos que afetarão toda a população, porém, os coletores de lixo não poderiam mais colocar em risco a sua saúde e integridade física, enquanto a administração pública os mantém trabalhando em condições totalmente desumanas.

Fonte: Wallace Bruno Bruno e G1 http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/