Em Porto Ferreira o índice de infestação do mosquito da dengue recua de 2,9 para 0,4

Divulgado em 20/06/2018 - 07:20 por portoferreirahoje

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou esta semana o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do mês de maio. O índice mede o grau de infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 é satisfatório; de 1,0 a 3,9, alerta; e acima de 4,0, alto risco. Em Porto Ferreira o índice recuou de 2,9, medido em março, para 0,4 agora em maio.

Os dados são da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Estado da Saúde.

Apesar dos números positivos, a Secretaria de Saúde orienta a população para que mantenha os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, eliminando água parada nos quintais ou dentro das residências.

Qualquer recipiente que possa acumular água se torna um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.

As equipes da Seção de Controle de Vetores continuam realizando trabalhos de campo diariamente, eliminando os criadouros e fazendo a orientação da população.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos