"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" VI

Divulgado em 11/05/2018 - 01:00 por portoferreirahoje

Maio Amarelo

Falamos nesta coluna na semana passada que neste mês de maio tem um projeto denominado “Maio Amarelo”, que é uma conscientização sobre o número alarmante de acidentes de trânsito. Citamos também o que os nossos vereadores têm cobrado em relação ao tema mais ações preventivas.

Fatalidade

Não demorou mais que um dia em que publicamos sobre o assunto e mais uma morte foi registrada na cidade, vítima da falta de segurança, ação, planejamento, etc, sobre o nosso “falido” trânsito municipal.

Tribuna e requerimentos

É claro! O assunto foi duramente criticado na Sessão Legislativa da última segunda na Câmara e o maior alvo foi a Concessionária Intervias, responsável pelo trecho que margeia o município, ou seja, a Via Anhanguera e a SP-215, denominada “Deputado Vicente Bota”.

Cobra mas não faz!

Os Vereadores Ismael da Farmácia, Gideon dos Santos, Gustavo Braga, Renato Rosa, Kiko Mecânico, Miguel Bragioni e Toninho Correa, literalmente desceram o sarrafo na Intervias! O tema mais escutado foi que a Concessionária não faz obras de extrema necessidade, principalmente adequação urgente nos acessos aos Bairros Cuca Fresca e Estância Flávia; Águas Claras e Jardim Anésia e Paschoal Salzano e Centenário! Teve um vereador que falou alto e bem claro: ...”Gostaria de ver a Intervias não cobrar pedágio”...

Outras cobranças

Para finalizar o assunto ainda sobraram críticas dos vereadores para o DER – Departamento de Estradas de Rodagem, sobre o acesso aos bairros Porto Belo, Vila Real, Las Palmas, etc e para a Sessão de Mobilidade Urbana sobre diversos trechos confusos, mal sinalizados, lombadas danificadas, falta de iluminação, etc. UFA!

Melhor começar a atender

Pelo que deu para reparar acabou a paciência da maioria dos vereadores em relação ao trânsito! Se o Poder Executivo não começar a tomar decisões, atitudes e de fato colocar em prática o que se fala em audiências de mobilidade urbana, principalmente em relação aos questionamentos dos nobres edis, a coisa vai ficar cada vez mais feia!

Reforma da Câmara I

A Câmara Municipal realizou uma reforma em suas dependências! Deu para notar de que tais obras são de extrema necessidade, pois o prédio não tinha gabinetes suficientes para a demanda dos vereadores! Existiam somente três saletas adaptadas onde 10 vereadores tinham que se revesarem para realizarem seus trabalhos e atenderem a população! A Mesa Diretora, através do Presidente Miguel Bragioni fez as reformas necessárias, ampliando o número de gabinetes, dando maior estrutura para melhorar os trabalhos legislativos.     

Reforma da Câmara II

Durante o andamento das obras, já quase no final, a Câmara foi provocada por um advogado a não realizar o pagamento a empresa que estava realizando tais obras, e que foi a vencedora da licitação, justificando que estariam devendo valores no mercado local. A Mesa Diretora da Casa, formada pelos Vereadores Miguel, Presidente, Renato, 1º Secretário e Gustavo, 2º Secretario, designou a abertura de uma comissão para apurar os fatos.

Reforma da Câmara III

A Comissão formada pelos Vereadores Alan, Dentinho e Prof. Sérgio, apurou, escutou e por fim, entenderam que nenhuma ação judicial tinha sido impetrada junto à Câmara para a suspensão dos devidos pagamentos à empresa e que entendeu pelo arquivamento do pedido. O Presidente da Casa, vereador Miguel Bragioni, foi taxativo quando disse que o Poder Legislativo cumpriu corretamente todos os requisitos na realização da obra e que a Câmara não poderia deixar de cumprir com as suas obrigações, ou seja, pagar corretamente quem realizou os serviços e que apresentou todas as documentações na licitação feita na maior transparência! É isso aí!!!

Revitalização do Centro de apoio ao turista

Aconteceu na segunda, dia 7, a revitalização do Centro de Apoio ao Turista, “Sr. José Vaz Vaz”. O local ficou totalmente reformulado e bem equipado. Presentes vários empresários, famílias do homenageado e autoridades políticas, entre elas, o Prefeito Rômulo Rippa, o Vice Dr. Saldanha, os Vereadores Gustavo Braga, Ismael da Farmácia e ainda Élcio Arruda, de licença do cargo, pois é Superintendente da Agência Reguladora, e ainda os deputados federais Nelson Marquezelli, do PTB, Lobbe Neto e o deputado estadual Marco Vinholi, ambos do PSDB. O Prefeito agradeceu aos parlamentares dizendo que somente estes três parlamentares, em sua gestão, conseguiram cerca de 4 milhões de reais em verbas para Porto Ferreira. 

Estranho... muito estranho!

O que causou certa estranheza foi o fato de estarem presentes nesta inauguração, dois deputados do PSDB, mas nenhum representante do partido em Porto Ferreira estava acompanhando os parlamentares! É no mínimo esquisito né!

Exaltado

Em seu discurso final na Palavra Livre na última Sessão da Câmara, o Vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira, parece que estava um pouco exaltado e descontente! Sobraram críticas e mais críticas para a Administração. O que será que aconteceu!!!

Exaltado, longo e profundo

Já o Vereador Ismael da Farmácia, no discurso final ocupando momentaneamente o assento da Presidente, pois ele é Vice-Presidente e Miguel deixou o comando por uns minutinhos, Ismael fez um discurso longo e profundo! O Vereador rebateu críticas veiculadas contra ele por aí, dizendo que no fim ele perdoa que o criticou, mas...

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.