“Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades” III

Divulgado em 20/04/2018 - 06:00 por portoferreirahoje

CEI

A CEI - Comissão Especial de Inquérito formada na Câmara Municipal para apurar o contrato de concessão de água e esgoto de Porto Ferreira parece que anda a todo vapor. É reunião pra cá e pra lá. Os vereadores estão nadando em um mar de documentos e depoimentos. Mas - pelo jeito - no final, o bom senso deve prevalecer. É o que todos esperam.

Portoprev

A notícia de que a Polícia Federal cumpriu mandatos de busca e apreensão na Portoprev pegou todos de surpresa. A notícia foi veiculada na grande imprensa e, lógico, em Porto Ferreira, o assunto correu nos bastidores dos três Poderes. Ouvia-se o assunto nos corredores do Fórum, da Prefeitura e na Câmara.

Portoprev II

A Prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto e, na última Sessão Legislativa, o caso também foi tema. Da Tribuna, o vereador Gustavo Braga, do PTB, disse que estaria apresentando um requerimento questionando o assunto. O vereador disse que vai pedir informações oficiais para verificar se existem investimentos do Instituto de Previdência dos funcionários municipais com empresas suspeitas de fraudes e, ainda, se corre algum risco da Portoprev tomar calote. Hum... essa história está longe de acabar!

Ponte sobre o Rio Santa Rosa

Esse tema vira e mexe aparece nas discussões dos vereadores no Plenário da Câmara. O assunto também foi alvo de críticas do Vereador Dentinho, do PSDB, a alguns membros do COMPUR. Parece que tinha gente puxando a ponte pra cá e também pra lá. Mas, no fim, não saiu do lugar. A realidade é que tal investimento está longe de uma solução. Para lembrar: o vereador citado comemorou, junto com a ex-prefeita, ainda na gestão passada, na cidade de São Paulo, sob milhares de curtidas, a então conquista dos recursos para a realização da obra. Que coisa!

Dodói

Às vezes, achamos que algumas pessoas são mimadas demais. Gostam de falar dos outros com certa ironia e até desprezo. Mas quando alguém fala alguma coisa deles, mesmo que for bem de leve, levinho mesmo, é dodói para todos os lados. Alguns até batem na mesa e depois choram em baixo delas. Ó que dó!!!

Cumprindo bem suas tarefas!

Um fato, nas Sessões da Câmara Municipal, que parece ser unânime entre os edis: é o bom trabalho do Vereador Gideon, do PSD, como líder do Prefeito e do ex-vereador Marcos Maquininha, que é Assessor Legislativo. É o leva e trás, no bom sentido, entre o Executivo e Legislativo. Pelo menos parece que, sobre essa tarefa, os dois cumprem bem suas obrigações e sempre recebem elogios dos colegas.

Vereadores unidos ou rachados

Percebe-se que entre os vereadores existem três grupos: grupo 1 - todos unidos quando o assunto é aprovar algum projeto do Executivo; grupo 2 – metade mais um pra cá e metade menos um pra lá quando o assunto é mais político do que técnico e, por último, o grupo 3 quando, mesmo sendo de grupo do mesmo lado, vereadores atacam-se na Tribuna por opiniões contrárias a projetos com princípios morais e religiosos. Cômico né?

Mas vamos ser justos...

Apesar dos vereadores aprovarem os Projetos do Executivo sem se opor muito, observamos que todos, mas todos mesmo, cobram em todas as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal atitudes e respostas em relação há alguns problemas enfrentados pela gestão do Prefeito Rômulo. Nesse caso, parabéns aos legisladores por cumprir essa importante tarefa para a nossa população.

O outro lado

Já pelos lados do Executivo, o Prefeito Rômulo Rippa também faz questão de sempre ressaltar o bom relacionamento com os Vereadores e também agradecê-los pela aprovação de importantes projetos de sua administração. Isso mostra mais uma vez que o alcaide não deverá intervir em futuras decisões do Legislativo em relação à sucessão da Presidência daquela Casa de Leis.

Puxão de orelha

O Vereador Miguel Bragioni, do PP, disse em seu discurso final que calçadas de diversas ruas da cidade estão com muito mato e que a coisa está feia. Disse, ainda, que na gestão passada, a Prefeitura realizava este tipo de serviço e que agora não está fazendo de uma forma eficaz. Terminou dizendo que, se for de responsabilidade do morador, que a Prefeitura realize uma campanha de conscientização e, consequentemente, notificação para que os proprietários realizem tais serviços.

E por falar em Miguel...

Disse o Vereador Renato Rosa, do PRP, que a Corporação dos Bombeiros em Porto Ferreira, na ocasião da passagem de seu 14º aniversário na cidade, comemorado no dia 19 de Abril estaria homenageando o Presidente da Câmara, Vereador Miguel Bragioni. Alias, formalidades à parte, parabéns aos nossos corajosos e eficientes Bombeiros.

Dentinho

E pra finalizar, em seu discurso final, o Vereador Dentinho criticou atos passados e vinculou, de forma generalizada, os erros em cima de uma determinada sigla partidária. Após leve manifestação da platéia, o Vereador tentou consertar o erro e até reconheceu que, se algum membro de seu próprio partido for acusado de corrupção, cadeia neles.

Sobre a Coluna

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.