“Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades” II

Divulgado em 13/04/2018 - 06:30 por portoferreirahoje

Jornal X Câmara

Até para alguém que é leigo no assunto deu para perceber que, de poucos meses pra cá, alguns vereadores da base - que elegeu Miguel Bragioni como Presidente da Câmara Municipal -  e o Jornal do Porto não estão falando o mesmo idioma: é ataque de lá, defesa de cá e vice-versa. Parece que, desde que o Legislativo instituiu o Diário Eletrônico e deixou de fazer as publicações oficiais no jornal impresso, a coisa desandou.

4º Poder

É antiga a expressão que sugere ser a Imprensa o quarto poder no Brasil. Em nível nacional, teve peso até em afastamento de Presidente da República. Por outro lado, o Legislativo é, de fato, um Poder e com expressão. Vamos ser convenientes e parar com isso, pois todos perdem, não acham? Às vezes, o ego, a soberba e o orgulho falam mais alto; por favor: a humildade, o reconhecimento e a serenidade devem sempre sobressair.

Jardim Anésia II - revolta

Esta semana aconteceram, de forma muito rápida, dois episódios envolvendo moradores da antiga área da FEPASA conhecida popularmente como Jardim Anésia II. Primeiro, circulou nas redes sociais um vídeo contendo reclamações e revolta de um grupo de moradores que teria recebido da Procuradoria da Prefeitura uma notificação determinando que eles teriam 30 dias para deixar suas residências. Parece que havia uma ação sustentando que essas casas estariam em uma área verde. 

Jardim Anésia II - reviravolta

De acordo com o pronunciamento do Vereador Gustavo Braga, na Tribuna da Câmara, isso aconteceu na quinta-feira. Já na sexta-feira, a reclamação estaria na Câmara Municipal onde vários vereadores permaneciam  cobrando informações sobre o assunto na Prefeitura. Logo após, o vereador Toninho Correa informou aos demais edis que o Prefeito, que está no Congresso dos Municípios na cidade de Santos, estaria retornando exclusivamente para tratar do assunto com os moradores. Resolvido. As arestas foram esclarecidas e os moradores, que um dia antes malharam o prefeito, desta vez o levaram nas alturas. É isso aí Nada melhor que uma boa conversa e atitudes sensatas. Parabéns ao vereador Toninho Correa, ao Prefeito e moradores. 

Mas não precisava, né ? ...

Na minha mais humilde opinião, tudo bem que o problema dos moradores do Anésia foi resolvido, pelo menos em partes. Mas será que o Prefeito ou alguém de sua assessoria não sabia o que estava acontecendo? Não poderiam ter resolvido o problema antes de tais notificações chegarem aos moradores? Imaginem como foi o pesadelo dessas pessoas sem saber o que iria acontecer. Para onde iriam? É uma pena. Que sirva de exemplo para que fatos graves como esse não aconteçam novamente.

Sinuca de bico

Esse é um velho jargão popular e pode ser usado quando uma pessoa não sabe se toma uma atitude ou outra. É tipo assim: se ficar o bicho pega e se correr...

Pois é...

Essa expressão pode cair no colo do vereador Alan João. Ele apresentou em fevereiro um Requerimento na Câmara Municipal encaminhando um Anteprojeto de Lei ao Executivo cujo teor dispõe sobre a constituição de um Conselho Municipal sobre diversidade e combate à discriminação sexual. Apesar do requerimento ter sido aprovado por unanimidade, não podemos falar o mesmo sobre o projeto, pois a bancada evangélica - que dispõe de quatro vereadores - não ficou muito à vontade sobre esse tema. Teve até um leve bate boca na Tribuna entre o Vereador Ismael da Farmácia e o próprio autor da propositura, vereador Alan João. Ainda utilizaram da Tribuna os vereadores Renato Rosa e Gideon dos Santos também mostrando a insatisfação quanto ao assunto. Em breve, o projeto estará na Câmara para a votação dos vereadores.  E agora? Com a palavra o vereador Alan João.

Posição!

Ainda sobre esse tema: qual será a posição do Vereador Gustavo Braga? Primeiro ele disse ao autor do projeto que, possivelmente, iria votar a favor. Depois, disse a outras pessoas que qualquer projeto onde se fala em discriminação já estaria discriminando. O Vereador falou uma coisa e fará outra? Cadê sua palavra? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Marco Rogério

Quem compareceu para acompanhar os trabalhos dos vereadores na Sessão da Câmara de segunda-feira foi o jornalista Marco Rogério, do Site Fala Porto. Houve até vereadores que o saudaram e teceram elogios. 

Oposição ou não...

Será que tem algum Vereador que fará oposição ao Governo Rômulo Rippa? Por enquanto, o que vemos são algumas cobranças aqui e outras ali. Mas não sei não se a coisa vai andar desse jeito por muito tempo. Pelo que vi e acompanhei, alguns nobres edis começam a ficar descontentes por suas indicações e requerimentos não serem atendidas. Só o tempo dirá.

Sobre a Coluna

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.