Saúde registra quase 90 faltas por dia a consultas médicas marcadas na rede pública

Divulgado em 22/03/2018 - 16:50 por Porto Ferreira Hoje

Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Porto Ferreira com dados do ano de 2017 mostra que a rede pública registrou, em média, 87 faltas a consultas médicas marcadas por dia.

Considerando a média de 22 dias úteis por mês, o número de faltas mensais chegou a pouco mais de 1,9 mil. Ou ainda quase 23 mil no ano.

Em porcentagem, a média de faltas é de 17,22% das consultas marcadas. Ou seja, a cada dez consultas, quase duas registram ausência do paciente.

No Centro de Especialidades Médicas e Imagens (Cemi) Dr. Américo Montenegro o índice de ausência é de 19,42%. Nas demais Unidades de Atenção Básica cai para 15,64%. Porém, em alguns bairros é maior, como na USF do Jardim Anésia, que registrou índice de 26,51%, isto é, cerca de uma ausência a cada quatro consultas.

A secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli, diz que essa média de 87 faltas por dia foi registrada mesmo depois de ocupar todas as vagas de desistência. “Se não houvesse estes encaixes da desistência o número de faltas seria muito maior”, comenta.

“Por outro lado, estas vagas poderiam estar sendo utilizadas pelas pessoas que procuram o Pronto-Socorro fora dos casos de urgência/emergência”, continua. O Pronto-Socorro atendeu em média no ano passado 195 pacientes por dia. “Se 87 pessoas desse total de vagas que teríamos na rede básica tivessem deixado de ir ao PS, teríamos uma média de 108 pacientes atendidos por dia ali”, pondera.

O maior número de atendimentos no Pronto-Socorro ocorre das 7h às 14h e a rede básica funciona normalmente nestes horários.

“Nós precisamos conscientizar a população de que o Pronto-Socorro é para casos de urgência/emergência. Os demais atendimentos podem ser feitos tranquilamente nas Unidades dos bairros”, finaliza.

A Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma campanha de conscientização para tentar diminuir o número de pacientes que faltam às consultas médicas e daqueles que utilizam o Pronto-Socorro para casos menos graves. Em breve, um material dessa campanha será distribuído nas Unidades de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação