Febre amarela: Jardim Botânico, Zoológico e o Zoo Safári de São Paulo são fechados

Divulgado em 23/01/2018 - 16:30 por Porto Ferreira Hoje

O Jardim Botânico de São Paulo, o Zoológico de São Paulo e o Zoo Safári estão fechados por determinação das secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, em razão da descoberta de macacos bugios mortos pela Febre Amarela.

Diante da situação, estão suspensos o acesso a visitantes a esses locais. A Fundação Parque Zoológico de São Paulo intensificou nos últimos o monitoramento das espécies nativas que ocorrem no PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), especialmente dos grupos de macacos-bugios, coordenando as ações que contam com a parceria de outras instituições localizadas no Parque (Instituto de Botânica e Parque Cientec).

Por meio da busca ativa, semanalmente, nossos profissionais percorrem trilhas em áreas de ocorrência de macaco-bugio para inspecionar as populações que circulam nestes pontos. No dia 10 de janeiro de 2018, durante as rondas no parque, um dos técnicos encontrou um macaco-bugio de vida livre nas dependências do Zoológico em óbito.

O animal foi recolhido e amostras foram encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz. Nesta segunda-feira (22) foi confirmado o resultado positivo para a febre-amarela do animal encontrado. Como medida de prevenção contra a febre-amarela, o procedimento adotado é a suspensão das atividades de visitação do Zoológico de São Paulo, do Zoo Safári e também do Jardim Botânico de São Paulo.

O Zoológico e o Zoo Safári informam que atividades internas permanecerão dentro da normalidade. A equipe técnica continuará a fazer o monitoramento dos animais do PEFI e alguns recintos receberão tela de proteção nos próximos dias como ação preventiva contra a doença.

Fonte: Portal do Governo